O embaixador do Cazaquistão no Brasil Bolat Nusipov abriu as portas da sede diplomática nesta terça-feira, 22, para celebrar o início da primavera e o Ano Novo naquele país quando se deseja paz, prosperidade e bem-estar. O diplomata recebeu embaixadores, jornalistas, representantes do departamento de política externa do Brasil, chefes de agências estatais, empresas principais brasileiras e a comunidade cazaque.
Representantes dos meios de comunicação brasileiros conheceram melhor os pontos do discurso feito pelo presidente do Estado Kasym-Jomart Tokaiev , há uma semana, intitulado “Novo Cazaquistão: o caminho de renovação e renascimento”. O embaixador do Cazaquistão no Brasil Bolat Nusipov disse que a mensagem foi o ponto de partida da transformação massiva do nosso país e o início da construção do “Novo Cazaquistão”, e os principais aspectos do programa de reformas políticas.
“Estas importantes reformas incluem quase todas as áreas da vida, bem como visam reforçar o envolvimento de todas as categorias de cidadãos para reformas sistemáticas do estado e da sociedade”, explicou Nusipov. O diplomata reforçou que em seu discurso o presidente Kasym-Zhomart Tokayev mencionou na sua mensagem que propôs um amplo programa de reformas políticas e uma série de medidas socioeconómicas importantes destinadas a enfrentar as consequências negativas da complexa situação geopolítica mundial
De acordo com o embaixador Bolat Nusipov, essas reformas significativas cobrem quase todas as esferas da vida e também visam fortalecer o envolvimento de todas as categorias de cidadãos na modernização sistêmica do Estado e da sociedade.
Ano Novo – Depois da conferência para a imprensa, Bolat Nusipov abriu o evento de comemoração do início da primavera e do Ano Novo. A data traz a renovação da natureza e o começo de uma nova vida em março oriental. O diplomata cazaque também disse que tradicionalmente este feriado brilhante celebra a paz, o bem-estar e a prosperidade. “Neste dia as pessoas desejam o bem umas às outras e perdoam todo o passado magoa e reconcilia e começam a ser amigas novamente”, explicou o embaixador.
Além disso, o diplomata cazaque observou que este ano o Cazaquistão comemora o 150º aniversário do educador cazaque, crítico literário, turcologista, poeta, figura pública e publicista político Akhmet Baitursynov, que fez uma contribuição significativa para o desenvolvimento da literatura cazaque. Neste sentido, o Embaixador informou sobre os planos da Embaixada para a abertura de cursos de língua cazaque na Universidade Fluminense no Rio de Janeiro, que serão datados para este evento significativo.
O evento, segundo Bolat Nusipov, tornou-se uma boa oportunidade para discutir o desenvolvimento da língua cazaque, promover a herança cultural do Cazaquistão, o fortalecimento, desenvolvimento e expansão das relações culturais e humanitárias do Cazaquistão com a região da América do Sul. Uma exposição fotográfica da natureza e identidade cultural do país também foi apresentada ao público. Os convidados conheceram ainda um modelo de uma casa cazaque com sua decoração tradicional.