No dia 26 de abril a Ucrânia junto com mundo todo lembra o pior desastre tecnológico da história da humanidade que ocorreu neste dia no ano 1986 como resultado de uma forte explosão na quarta unidade da usina nuclear de Chernobyl. O acidente levou à contaminação radioativa de 5000 cidades e aldeias da Ucrânia e dos países vizinhos, de milhões de hectares de terras, florestas e reservatórios, prejudicando a saúde de centenas de milhares de pessoas.
Em um raio de 30 quilômetros em torno do lugar do acidente formou-se uma “área de exclusão”, extremamente perigosa para saúde humana e meio ambiente de onde foram evacuadas mais de 100 mil pessoas. Para os trabalhos na 4ª unidade e ao redor foram enviados milhares de especialistas. Até o final de ano 1986 o reator nuclear avariado foi coberto com um sarcófago especial, construído pelo milhares de mobilizados assim chamados “liqüidadores ” – soldados das Farças armadas e voluntários que arriscaram as vidas em prol das futuras gerações.
No mês de dezembro de 2000, a Ucrânia, mostrando a boa vontade, cumpriu os requisitos do Memorando de Ottawa assinado com os estados de “G-7” e a Comissão Européia e encerrou o último dos quatro blocos da usina nuclear de Chernobyl, que na aquela época estava produzindo 5% da eletricidade da Ucrânia.
A superação de efeitos da catástrofe de Chernobyl é uma das prioridades do Governo da Ucrânia durante muitos anos. Em novembro de 2016 foi concluída a construção de um novo confinamento seguro encima do reator destruído da usina nuclear de Chernobyl, que se tornou a maior edificação móvel terrestres no mundo, que deve proteger o meio ambiente da radiação. Mais de 40 países ajudaram na realização desse projeto.
Hoje em dia, transformar a zona de Chernobyl em um sistema segura e sustentável é um dos projetos ambientais mais importantes na Ucrânia.
O dia de 26 de abril foi declarado o Dia Internacional de memória das vítimas de acidentes e desastres nucleares. No ano 1999 a Assembleia Geral da ONU aprovou a Resolução “Sobre o Reforço da Cooperação Internacional e da Coordenação de Esforços para Pesquisar, Mitigar e Minimizar os Efeitos da Catástrofe de Chernobyl”.
Vídeo de novo confinamento: https://youtu.be/dH1bv9fAxiY