Embaixador Ahmad Mohammed Alshebani lembra 50º aniversário de amizade bilateral, as conquistas nas áreas econômica, política e cultural
A Embaixada do Catar no Brasil celebrou na quarta-feira (11), na casa de festa Dúnia Hall, em Brasília, a Data Nacional do seu país, colocando em foco os últimos avanços do relacionamento com o Brasil. Em seu discurso, o embaixador Ahmad Mohammed Alshebani lembrou que este é o ano também da celebração do 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas Brasil-Catar.
Alshebani disse que a história do relacionamento dos países é marcada por acontecimentos importantes e relatou marcos recentes, como a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Doha, capital do Catar, no final do ano passado, e a participação do emir do Catar, o xeque Tamim bin Hamad Al Thani, na Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, atendendo a convite do presidente Lula. O Brasil ocupava a presidência temporário do grupo.
O embaixador também citou a realização da quinta rodada de consultas políticas entre Brasil e Catar, em Brasília, em outubro de 2023, e falou que o intercâmbio comercial entre os países já ultrapassou mais de US$ 1 bilhão em 2024. O Brasil fornece principalmente alimentos ao Catar e o país árabe vende especialmente gás, petróleo e fertilizantes. “Juntos, alcançamos resultados notáveis na política, economia, cultura e outras áreas, o que reflete a profundidade dos laços que unem os dois países amigos”, disse.
O diplomata também deu um panorama aos convidados sobre o seu país e disse que o fundador do Catar, o xeque Jassim bin Mohammed bin Thani, lançou as bases sólidas para a construção de um estado forte e independente, que hoje continua a progredir, se desenvolver e contribuir para a construção de um mundo mais pacífico e próspero sob a sábia liderança do emir, o xeque Tamim bin Hamad Al Thani.
Alshebani relatou ainda que seu país estabeleceu uma estratégia nacional abrangente, com plano dotado dos recursos necessários para os próximos anos. “A política externa do Estado do Catar baseia-se em princípios sólidos e bases firmes que tem por objetivo a concretização dos seus interesses nacionais e a promoção dos valores de pertencimento, com total compromisso com as convenções internacionais e cooperação eficaz no enfrentamento dos desafios globais”, disse também.
Em referência às relações bilaterais Catar-Brasil, AlShebani sublinhou que são caracterizadas pelo respeito mútuo e cooperação frutífera em diversos campos. Ao longo dos anos, as nações alcançaram conquistas significativas nos campos político, econômico e cultural. “A sólida amizade entre nossas nações é nitidamente observada também no fluxo das visitas de alto nível entre os dois governos”.
O Ministro Clélio Nivaldo Crippa Filho, Diretor do Departamento de Oriente Médio do Itamaraty, representou o Governo Brasileiro. Ele reforçou que desde o estabelecimento das relações diplomáticas, há 50 anos atrás, Brasil e Catar têm mantido “um vínculo sólido e crescente”.
“Nas duas últimas décadas, nossa parceria avançou de forma contínua, impulsionada pela abertura de embaixadas residentes em Doha, em 2005, e em Brasília, em 2007. A intensificação dos elos políticos repetiu-se na frequência de visitas oficiais e alto nível de parte a parte”, disse o Ministro.
No âmbito dos investimentos, o país árabe tem se consolidado como um expressivo parceiro no Brasil, em projetos de energia renovável, aviação, finanças, transporte, agricultura e educação. Setores pouco explorados do relacionamento bilateral, como turismo, ciência e tecnologia e inovação, mostram-se promissores para intensificar a relação.