Conselho de Segurança Diplomático dá dicas de segurança para esse período de festa
Súsan Faria
A crise no sistema penitenciário brasileiro e a estatísticas criminais foram temas da reunião do Conselho de Segurança Diplomático, realizada dia 13/02, na Embaixada do Reino Unido, em Brasília, com a presença de dezenas de representantes das embaixadas, do Corpo de Bombeiro, da Política Militar e do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).
A reunião foi aberta por David Matthews Msc, Chefe de Segurança da Embaixada do Reino Unido, que alertou os participantes, sobretudo com os cuidados que se deve ter durante as festas de Carnaval, especialmente em alguns bairros do Rio de Janeiro (RJ). Ele apresentou um mapa das regiões mais perigosas da capital carioca e alertou para o risco de arrastão das áreas turísticas.
David orientou ainda que as pessoas do corpo diplomático que forem viajar, especialmente durante o Carnaval, tenham cuidado com documentos, celulares, relógios, Ipads e objetos de valor, que devem ser guardados nos cofres dos hotéis. “Na hora de pré-organizarem suas viagens, devem estar cientes que as estradas dos aeroportos passam por favelas, como a Linha Vermelha no Rio de Janeiro e que os turistas são alvo de gangues em áreas como Santa Teresa”, destacou.
De acordo com David Matthews é preciso também estar atendo para a segurança das residências dos diplomatas que sairão de viagem. “É preciso usa alarmes, aumentar o patrulhamento, checar as casas vazias e informar os vizinhos da ausência”, explica.