O embaixador da Itália no Brasil Francesco Azzarello entregou , no final desta quinta-feira (29), ao Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Máximo, o lixo eletrônico recolhido na embaixada. O material será recondicionado ou descartado de forma segura. Os aparelhos reformados serão doados aos alunos das escolas públicas do DF.
“Agradecemos mais uma vez ao Governo do Distrito Federal – GDF e à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação pela colaboração, e também a todos os operadores da cooperativa Metareciclagem para o trabalho de hoje”, dizia a mensagem divulgada nas redes sociais da embaixada italiana.
O Drive Thru do Reciclotech na sede diplomática funcionou das 9h às 17h de hoje (29) e foi uma possibilidade de ajudar o próximo doando eletrônicos que você não usa mais. A ação oferece uma oportunidade de descartar de forma correta seus equipamentos eletrônicos velhos, quebrados ou sem uso e ao mesmo tempo poderá contribuir para que os estudantes das escolas públicas do DF possam usar os equipamentos que tiverem condições de ser reformados.
O Programa – O Reciclotech é um programa de inclusão digital da Secti que acontece na sede da ONG Programando o Futuro, no Setor de Indústrias do Gama. Ele visa potencializar a gestão inteligente de resíduos eletrônicos. Idealizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), atua na conscientização do descarte correto desses materiais, promovendo ações educativas que contribuem para democratizar o acesso à tecnologia, através do recondicionamento e doações de equipamentos.
O Reciclotech atua na proteção do meio ambiente por meio do desfazimento correto e coleta seletiva e, ainda, a capacitação de jovens de 14 a 18 anos de baixa renda em cursos voltado à tecnologia. “O Reciclotech nasce na vontade expressa no plano de trabalho da gestão de tornar Brasília uma cidade inteligente. Somos a única usina de reciclagem da América Latina”, afirma o secretário Gilvan Máximo.