O Dia do Canadá é o dia nacional do país, celebrado em 1 º de julho de cada ano. É um feriado estatutário federal que celebra o aniversário da Confederação Canadense. Popularmente, o Dia do Canadá é conhecido como “aniversário do Canadá” e assim as pessoas celebram o dia do Canadá como um festival com muita pompa e show e se divertem muito.
Curiosamente, o Dia do Canadá foi inicialmente chamado de Dia do Domínio, pois o Canadá se tornou um “reino por si só” dentro do Império Britânico. Mas logo, com passos lentos e constantes, o Canadá ganhou controle político e governança sobre seus próprios assuntos e gradualmente tornou-se independente.
Desde então, o Dia do Canadá é observado todos os anos em 1 º de julho para prestar homenagem às pessoas envolvidas na luta pela independência; para lembrar e celebrar a independência do Canadá.
História do Dia do Canadá – Para relembrar a história do Dia do Canadá, tudo começou com a Confederação Canadense, que ocorreu em 1 de julho de 1867. A Lei da Constituição, de 1867, foi aprovada no país que uniu as três colônias separadas, Nova Escócia e Nova Brunswick em um único domínio dentro do Império Britânico chamado Canadá.
Para simplificar, a aprovação desta Lei deu ao povo do país o poder de controlar a Constituição canadense e se tornou um marco nacional no caminho da independência do país. Mais tarde, com as mudanças constitucionais, o Canadá ganhou mais controle político e governança sobre seus próprios assuntos, como defesa nacional, relações exteriores e muito mais.
Assista agora à mensagem do Primeiro Ministro Justin Trudeau