Súsan Faria
Fotos : Eliane Loin
Em 20 de maio de 1972, foi criada a República Unida do Cameroun, país muitas vezes referido como “África em miniatura”, pela sua diversidade cultural e geográfica, com praias, desertos, montanhas, florestas tropicais e savanas. Para celebrar a data, o embaixador Martin Agbor Mbeng e a embaixatriz Laura Mbeng abriram as portas da embaixada, dia 19 de maio, em Brasília, para oferecer uma recepção para a comunidade diplomática, autoridades e amigos. O embaixador Martin disse que a situação do país hoje é estável e que Camarões e o Brasil têm relações históricas e uma cooperação sólida e dinâmica com o Brasil, especialmente na agricultura.
A festa começou com a execução do Hino Nacional do Brasil, seguido do Hino Nacional de Camarões. Depois o grupo Ashantis Negras apresentou música típica do país, seguido por um jantar com pratos típicos daquele país. Indagado pela revista Embassy Brasília, como está a Educação no país, o embaixador respondeu que o setor está muito bem e recebendo a devida atenção.
História – A nomenclatura do país, Camarões, foi criada pelo navegador Fernando Pó, descobridor daquele país, no século XV, por causa do Rio dos Camarões. Foi ocupado no século X por bantos que praticavam o pastoreio e a agricultura. Entre os séculos XVI e XIX tornou-se entreposto de escravos e de produtos tropicais. O país se tornou independente em 1° de janeiro de 1960, após ter sido colônia da França e Inglaterra. Em 1° de outubro de 1961, uma parte de Camarões britânico se liga à Nigéria e a outra se volta para Camarões Oriental.
Camarões se torna uma Federação de dois Estados e depois um Estado unitário, após o Referendum de 20 de maio de 1972, quando desde então se comemora sua data nacional. Camarões fica situado no Centro-Oeste da África, na junção da África Equatorial e da África Tropical ao fundo do Golfo de Guiné, acima do Equador. Ou seja, no coração do Continente.
A capital é Laundê. Douala, Bafousam, Garoua e Maroua são outras cidades importantes do país, que fala Francês, Inglês, Fang, Bamilequê e Duala. Camarões é famoso por seu time de futebol e musicais nativos, especialmente Makossa e Bikutsi. Abrigando 230 etnias, o país tem o Francês 70% e o Inglês 30% como idiomas oficiais, mas há 250 línguas e dialetos nativos.