Cinco novos nomes se juntaram à diretoria estatutária da Câmara de Comércio Árabe Brasileira neste ano para fazer parte da gestão do advogado William Adib Dib Junior, que assumiu a presidência da instituição em janeiro.
A Câmara de Comércio Árabe Brasileira, instituição que atua para conectar árabes e brasileiros, integrou novos nomes à diretoria estatutária neste ano a partir da entrada do presidente William Adib Dib Junior. O advogado Dib assumiu a presidência no final do mês de janeiro, no lugar do diplomata Osmar Chohfi, e trouxe com ele para o trabalho na entidade cinco diretores estreantes.
O grupo é formado por Adriano Abrão Dib, Antonio Henrique Zaher, Eduardo Damaa, Marcos Haik e Suzana Chohfi. Já eram diretores e seguem no quadro Adel Auada, Alessandra Frisso, Arthur Jafet, Claudia Yazigi Haddad, Fábio Kadi, Lourenço Chohfi Neto, Renata Maron, Ruy Carlos Cury, Riad Naim Younes, Sami Roumieh e William Atui.
“A Câmara Árabe é fundamental para estreitar os laços das empresas brasileiras com os países árabes e vice-versa, e espero contribuir com os associados e a Câmara nesse sentido”, afirmou à ANBA o advogado Adriano Abrão Dib. Ele se diz honrado pelo convite feito por William Adib Dib Junior.
Adriano Abrão Dib é sócio da Advocacia Adriano Dib, professor da pós-graduação em Direito do Insper-SP, doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Direito pela University of Pennsylvania, dos Estados Unidos, e autor do livro “Direito Societário Aplicado às Fusões e Aquisições: Sociedades Anônimas Fechadas e Empresárias Limitadas”, publicado pela editora Dialética em 2023.
Outro novo diretor, Antonio Henrique Zaher também se diz honrado pelo convite de William Adib Dib Junior e orgulhoso de compor o quadro. “Esta instituição orgulha não só a mim, mas todos os imigrantes e descendentes dos árabes no Brasil, como todos nós brasileiros”, diz. Zaher atua na empresa Alanta Malharia, tendo passado por outras grandes companhias.
Ele também acumula trabalho filantrópico em outras instituições ligadas à comunidade árabe do Brasil, como o Lar Sírio Pró-Infância, e a diretoria e conselho da Catedral Ortodoxa. Agora estará também na Câmara Árabe. “A Câmara Árabe nos mostra, cultiva e fomenta diariamente a união e a interligação comercial e cultural entre as nações árabes e o Brasil. E eu espero poder colaborar e também aprender”, afirma.
Também novo integrante, o empresário Eduardo Damaa tem mais de 31 anos de expertise na importação e exportação de materiais de construção civil, atualmente estando à frente da empresa Ace Revestimentos, e pretende disponibilizar a experiência no comércio internacional para prospectar e captar novos clientes para a instituição, fortalecendo assim as relações comerciais com os países da Liga Árabe.
“Estou à disposição para contribuir com o crescimento e o desenvolvimento da Câmara, promovendo um ambiente de negócios dinâmico e colaborativo”, diz. Damaa é graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão de Negócios.
Com carreira na área financeira e no comércio exterior, Suzana Chohfi também se junta ao time de diretores estatutários da Câmara Árabe. “Acompanho a Câmara Árabe há muitos anos por conta do meu trabalho em comércio exterior e por ter membros da família ligados à instituição desde sua fundação”, afirma ela, se dizendo admiradora do trabalho da Câmara Árabe e lisonjeada pelo convite, feito pelo ex-presidente Chohfi. Suzana diz que espera contribuir ao máximo com a entidade.
Ela é formada em Administração de Empresas e Comércio Exterior pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em Comércio Internacional pela Fundação Instituto de Administração (FIA) da USP. Suzana trabalhou por quatro anos no mercado financeiro na área de câmbio e depois ingressou na indústria alimentícia, onde está há 21 anos na área de exportação com desenvolvimento de mercados e vendas.
Suzana também tem outros trabalhos voluntários em instituições da comunidade árabe, como parte do conselho de administração do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês e do conselho deliberativo do Hospital Sírio-Libanês, e como associada da Associação Beneficente Síria – Hcor.
Ela é formada em Administração de Empresas e Comércio Exterior pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em Comércio Internacional pela Fundação Instituto de Administração (FIA) da USP. Suzana trabalhou por quatro anos no mercado financeiro na área de câmbio e depois ingressou na indústria alimentícia, onde está há 21 anos na área de exportação com desenvolvimento de mercados e vendas.
O engenheiro Marcos Demetrio Haik completa o quadro dos cinco novos diretores. “Sempre acompanhei a excelência do trabalho da Câmara Árabe, principalmente no período em que estava na presidência do Esporte Clube Sírio. Nesta época, o Clube Sírio e a Câmara Árabe coordenaram em conjunto uma campanha com várias entidades árabes para promover a campanha #JuntosPelaSiria, a fim de prover ajuda à Síria, devido ao terremoto. Nesta campanha, entendi os valores da cultura árabe que enraízam esta entidade”, disse para a ANBA.
Haik é formado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em Administração pela Harvard University e em Finanças pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Atualmente Haik é diretor-executivo da Five Engenharia. Além de ter presidido o Esporte Clube Sírio, ele também atua em outra instituição ligada à colônia árabe como conselheiro do Hospital do Coração (Hcor).
Além de contar com a colaboração dos diretores, William Dib lidera a Câmara Árabe tendo como vice-presidente de Relações Internacionais e secretário-geral, Mohamad Orra Mourad, como vice-presidente Administrativo, Nahid Chicani, como vice-presidente de Comércio Exterior, Daniel Hannun, como vice-presidente de Marketing, Silvia Antibas, e, como tesoureiro, Mohamad Abdouni Neto.
Fonte: ANBA