Os tesouros desta arte singular estarão abertos ao público a partir desta terça-feira (22)
Brasília recebe, esta semana, no espaço Lúcio Costa, a exposição Tesouros da Caligrafia Árabe. A caligrafia é um marco histórico das civilizações e, neste contexto, é um dos mais importantes componentes das artes árabe e islâmica representando uma parte integrante do seu legado. Suas características são singulares, únicas e diferentes de outras línguas, sem nenhuma influência externa.
A arte da caligrafia árabe atrai hoje muitos jovens artistas, não só de árabes e muçulmanos, mas também de todo o mundo, pois é uma arte inspiradora e uma ponte cultural entre tradição e contemporaneidade, e isso é evidenciado pelos trabalhos dos participantes na exposição Tesouros da Caligrafia Árabe.
O objetivo da mostra é fortalecer os laços culturais entre os Emirados Árabes Unidos e o Brasil. Trata-se de curiosidades, de versículos do Alcorão, trechos de poemas e provérbios. A escrita árabe caracteriza-se por sua mistura de caligrafia e desenho e suas letras conectadas, bem como pela flexibilidade de suas letras, o que a torna capaz de adquirir inúmeras formas diferentes. Isso ocorre por meio de encurtamentos, extensões, entrelaçamentos, angulações, arredondamentos, amontoados e sobreposições. Alguns desses estilos de escrita são conhecidos como: Thuluth, Naskh, Cúfico, Raq´ah, Marroquino-Andaluz, Nastaliq, Diwani e Ijazah, além de outros estilos.
“Tesouros da Caligrafia Árabe”
SERVIÇO:
Exposição de Caligrafia Árabe
Data: 22 de outubro a 4 de novembro
Local: Espaço Lúcio Costa, Praça dos 3 Poderes
Fonte: Embaixada dos Emirados Árabes