Marcas locais e nacionais de café para todos os gostos à disposição dos amantes a partir de hoje (19) para celebrar o Dia Mundial do Café
Por Rachel Alves Nariyoshi
Moeda em grandes negociações do passado, elegeu e derrubou líderes e foi inspiração para grandes ideias da humanidade. O café, cujo berço está lá na Etiópia, ganhou o mundo e conquistou xícaras de diferentes culturas e raças, comenta o site Café pelo mundo. No meio de tanta diversidade, é natural que ele tenha recebido as mais variadas interpretações, receitas, modos de preparo. É apreciado pelo mundo afora, inclusive no Brasil é uma verdadeira paixão.
O café lidera o topo da lista entre os alimentos mais consumidos pelo brasileiro com 215,1g, seguido do feijão (182,9g), arroz (160,3g), sucos (145,0g), refrigerantes (94,7g) e carne bovina (63,2g), segundo o IBGE. É a bebida para o início do dia, para descanso, para ficar acordado, para oferecer às visitas, para molhos, sobremesas, preparos gastronômicos e para fazer coquetéis, enfim, uma infinidade de uso e isso se justifica porque o Brasil é o maior produtor e exportador mundial desse grão.
Dia 14 de abril é comemorado o Dia Mundial do Café, instituído pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e pela Organização Internacional do Café (Oic) cujo objetivo é mostrar a importância do café para a economia mundial.
São 2 variedades comerciais: Coffea Arábica, variedade: Catuaí vermelho e amarelo, Bourbon vermelho e amarelo, Icatú e Caturra, de gosto suave, aromático, redondo e achocolatado, o único que pode ser bebido puro; e o Coffea Canephora, variedade Robusta ou Conilon que é mais resistente às pragas e aos fatores climáticos, sendo seu sabor adstringente e amargo, usado para blend.
Quer conhecer a diferença deles? Vai aí uma dica imperdível!
Em Brasília, nos dias 19, 20 e 21 de abril, no Jardim Urbano do Conjunto Nacional será palco do Capital Expo Coffee, um encontro que reúne amantes da cultura do café, gastronomia, arte e música.
Serão mais de 30 marcas locais e nacionais expondo e oferecendo uma ampla variedade de cafés especiais além de chás artesanais, pães, doces, vinhos, produtos sustentáveis e tecnológicos, além de soluções agro e conteúdos digitais.
O evento visa não apenas promover a cultura do café na capital do país, mas também divulgar as cafeterias e produtores de café do Centro-Oeste brasileiro. “Queremos proporcionar aos brasilienses a oportunidade de conhecer e vivenciar a diversidade de sabores e aromas dos melhores cafés da região”, destaca o barista Bruno Marcel, um dos organizadores da feira de café.
No Capital Expo Coffee haverá palestras, workshops e degustações, uma verdadeira experiência sensorial com cafés regionais de produtores e micro torrefadores, assim como cafés das melhores cafeterias da região, embalados com música ao vivo.
“O café motivou tradições, gerou riquezas e conquistou todo o mundo, pelo simples prazer que acrescenta a vida”, segundo Pascoal, Luiz Norberto no livro “Aroma de Café”.
Capital Expo Coffee
Data: 19, 20 e 21 de abril
Horário: 9h às 22h (sexta-feira e sábado) e no domingo de 12h às 20h
Local: Jardim Urbano do Conjunto Nacional (3º andar)
Entrada gratuita
@rachelalves.professoravinhos