O World Wine Experience trouxe para Brasilia uma exposição e degustação de vinhos super pontuados pelo Guia Descorchados. Trata-se do primeiro grande evento de vinhos em Brasília de 2022.
Mas o que é o Guia Descorchados?
É uma consolidada publicação anual sobre vinhos da América do Sul, desde as vinícolas emblemáticas até os menores produtores, aqueles com produção de “vinhos de garagem”, vinhos artesanais. Sua primeira publicação foi em 1999 e hoje é o guia mais consultado pelos apreciadores de vinho, por ser sério e de grande confiabilidade. Em 2022, foi publicada a edição 22ª. Sua versão em português vem da parceria com a Inner Editora e a revista Adega.
Tendo o Guia Descorchados como referência, a World Wine, trouxe para Brasília o projeto “World Wine Experience, edição especial Guia Descorchados 2022”, uma exposição e degustação de vinhos com os melhores e mais bem pontuados. Destacamos, por exemplo, vinhos das seguintes vinícolas: Altos Los Hormigas, Arboleda, Atamisque, Bira Wines, Bisquertt, Bodega Garzón, Bouchon, ConoSur, Escudo Rojo, Edmond de Rothschild, Finca Sophenia, Flechas de Los Andes, Odfjell, Otronia, Pedro Parra, Philippe de Rothschild e muitas outras.
Todas essas vinícolas trouxeram seus melhores vinhos, os mais bem pontuados. Segue uma seleção dos vinhos que fiz: Altos Las Hormigas Blanco 2021, Altos Las Hormigas Malbec La Danza 2020, AltoSur Malbec 2020, AndeLuna 1300 Chardonnay 2021, AndeLuna Pasionado Reserva Caberbet Franc 2019, AntiSynthesis Malbec e Cabernet Sauvignon 2019, Arboleda Brisa 2018, Arboleda Sauvignon Blanc 2918, Bisquertt La Joya Single Vineyard Cabernet Sauvignon 2017, Bisquertt Petirrojo Reserva Carménère 2019, Bouchon Granito Cabernet Sauvignon, Bouchon País Viejo 2020, Bouchon Reserva Rosé 2019, Escudo Rojo Origem Cabernet Sauvignon 2018, Escudo Rojo Sauvignon Blanc 2020, Finca Sophenia Estate Reserva Syrah 2019, Finca Sophenia Synthesis Cabernet Sauvignon 2019, Flechas de Los Andes Gran Corte 2017, Flechas de Los Andes Gran Malbec 2017, Garzon Pinot Rose Corte 2021, Garzon Tannat 2018, Odfjell Capítulo Carignan e Malbec 2019 (orgânico), Odfjell Orzada Carmenere 2019 (orgânico), Punta de Flechas Blend 2017, Punta de Flechas Malbec 2018.
Este evento acontece anualmente em São Paulo e Rio de Janeiro. É sempre um dos mais aguardados e em todos a World Wine conta com a presença do próprio Patrício Tapia, autor do Guia, e dos produtores, enólogos e embaixadores das vinícolas. Em 2022, a World Wine estendeu a exposição de vinhos para Brasília e, também, para Fortaleza.
No Brasil, a importadora World Wine, uma das maiores na venda de bons vinhos, tem portfólio de destaque com marcas de muitos países vitivinícolas diferentes e é certo que terá sempre um vinho para agradar o mais exigente gosto. Uma empresa que investe em seus colaboradores, sejam eles os Sommeliers presentes nas lojas ou aqueles do e-commerce, pelo ambiente digital.
Dos vinhos que listei aqui neste artigo, vou comentar sobre alguns que selecionei:
Vinho Bouchon País Viejo 2020: elaborado da variedade País, de videiras com mais de 150 anos cultivadas no Vale do Maule. Foi eleito um dos 10 melhores vinhos pela Decanter Magazine. O interessante no rótulo é a ilustração do homem na escada. Segundo o Sommelier Alexsandro Vanturini, “é para lembrar que a vindima necessita da escada porque esta parcela de vinhas velhas cresce sem o controle da poda, são árvores mesmo”.
Altos Las Hormigas Malbec La Danza 2020: apaixonei-me pelo rótulo! Foi o atrativo que me chamou a atenção. Seu embaixador Deco Rossi destaca que é “elaborado de uvas colhidas manualmente.” O vinho jovem apresenta aromas e toques de violetas, é delicado, alegre e fresco. E vamos dançar!
AndeLuna Pasionado Reserva Cabernet Franc 2019: vinho ícone que passa por barricas de carvalho por um ano e mais um ano em garrafas dentro da Cave. Assim, o vinho tem a estrutura elegante do Cabernet Franc com aromas de chocolate e pimenta-preta. Minha indicação de harmonização é para acompanhar cordeiro.
Escudo Rojo Sauvignon Blanc 2020: linha de vinhos da vinícola Philippe de Rothschild, representado na exposição pela embaixadora Kelly Cercleron. Vinho fresco, de cor amarelo palha, médio corpo, com boa acidez e excelente mineralidade que encontramos sempre em bons vinhos dessa variedade.
Bouchon Reserva Rosé 2019: vinho frutado e elegante, elaborado da variedade País, revelando aromas de pêssegos maduros e na boca é um vinho equilibrado e muito delicado. Representado na exposição pelo Diretor Comercial, Patrício Torres, que orgulhosamente elogiou o vinho.
Flechas de Los Andes Gran Malbec 2017: linha de vinhos da vinícola Edmond de Rothschild. Conheci o enólogo Pablo Richardi e preciso contar o que ele me falou: “Esse Malbec é originário de uma seleção de parcelas viníferas de baixo rendimento. Por isso são uvas concentradas e o vinho passa, em média, 1 ano em barricas de carvalho o que lhe dá textura agradável, taninos macios com toques suaves de flores.”
O evento World Wine Experience em Brasília pela primeira vez e esperamos que se repita nos próximos anos.