Embaixada Suíça ganhou hoje (03) autossuficiência em eletricidade com a inauguração, pelo embaixador André Regli, de novo sistema energético
| Oda Paula Fernandes


“Afirmamos que essa energia é muito mais que uma embaixada com energia sustentável. Faz parte de uma grande consciência ambiental e de desenvolvimento sustentável que a Suíça carrega e que busca, ativamente, que se espalhe pelo mundo”, discursou o embaixador André Regli. Segundo ele, o princípio de sustentabilidade do país europeu soma ao fator climático do Planalto Central: irradiação solar abundante. Para o diplomata, esta iniciativa alcança um dos objetivos do governo suíço que é difundir internacionalmente posturas de aproveitamento dos recursos naturais disponíveis.

Na inauguração da obra na embaixada, houve a exibição de filme sobre o “Solar Impulse” e uma exposição com fotografias da instalação e de projetos suíços que são referência no setor de energias limpas. Como é o caso da “Cabana Monte Rosa” com 5 andares, inaugurada em 2009 na região dos Alpes e construída com tecnologia de ponta.
De acordo com o diplomata, a Cabana Monte Rosa respeita os preceitos da sustentabilidade no material utilizado para construção e produz 90% de sua energia com painéis fotovoltaicos. A produção diurna é armazenada em baterias para que possa ser utilizada também à noite. “A Suíça está em primeiro lugar em patentes de tecnologias limpas per capita, o que demonstra que está no caminho certo ao aumentar os investimentos nesse setor”, garante Regli.

O primeiro gerador fotovoltaico do DF foi instalado, como projeto piloto, em janeiro de 2011 na Embaixada da Itália. Em nota, a Companhia Energética de Brasília (CEB-D) publicou comunicado sobre a instalação dos primeiros geradores de energia fotovoltaica no DF, interligados à rede de distribuição.
A produção excedente de energia gerada é exportada à rede por meio de um medidor bidirecional que registra o fluxo de energia nos dois sentidos e, ao final do mês, faz o chamado “balanço energético”, registrando a energia consumida e a exportada.

















