• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
segunda-feira, 12 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Cultura

“Brasília nos Olhos da Artista Irlandesa” é a exposição aberta no hotel Golden Tulip

12 de novembro de 2023
em Cultura
Tempo de Leitura: 2 mins
0

Fiona Murphy mostra todo o talento no registro dos monumentos da capital, principalmente nos trabalhos de Oscar Niemeyer, Burle Marx e Athos Bulcão

A beleza da arquitetura de Brasília ganhou a admiração da irlandesa Fiona Murphy. Assim, foi nela que a artista plástica passou a se inspirar para pintar seus quadros com os azulejos e a singularidade de cada construção. Uma exposição que reúne 34 obras que revelam a paixão de Murphy pela capital federal foi aberta, no dia 10, no hotel Golden Tulip. Nas obras, a artista revelou que o céu e a arquitetura, em especial os edifícios “retro-futuristas”, que estimularam bastante o seu processo criativo.

Em cada quadro, os convidados conferiram os elementos e as construções arquitetônicas que inspiraram a ex-professora de artes visuais da Escola Americana de Brasília (EAB). Contudo, as cores usadas pela artista exploram um novo olhar. O paisagismo de Burle Marx e as estampas dos azulejos de Athos Bulcão também tiveram forte influência nas pinturas de Murphy

“Desde que eu cheguei aqui — há 11 anos — fiquei impressionada com as formas de Oscar Niemeyer. Tão simples, mas as curvas, as sombras que os edifícios fazem, em contraste com o céu bem azul me encantaram. Eu pensei: ‘É isso que eu quero pintar’, e todos os dias tirava fotos”, detalhou.

A exposição, prestigiada por muitos diplomatas foi embalada por música clássica. A pianista norte-americana Jennifer Heemstra, a violinista Cristiane de León e o violoncelista Pedro Bielschowsky comandaram a ocasião. A mostra “Olhos da Artista Irlandesa” fica aberta ao público até o dia 10 de dezembro e o acesso é gratuito.

Tags: ArquiteturaartistaAthos BulcãoBrasíliaBurle MarxFiona MurphyIrlandamonumentoOscar Niemeyer
Notícia Anterior

Países do Mercosul reforçam cooperação para aprimorar gestão de riscos e desastres

Próxima Notícia

Voo com brasileiros de Gaza deixa o Egito rumo a Brasília

Notícias Relacionadas

Cultura

Parceria Cultural: Embaixada da Grécia e Prefeitura de Curitiba buscam cooperação bilateral

30 de abril de 2025
Cultura

Bolsa integral do governo japonês é oportunidade para brasileiros

30 de abril de 2025
Cultura

Ministra da Cultura e Embaixadora de Botsuana dialogam sobre cooperação cultural

11 de abril de 2025
Próxima Notícia
Brasileiros no Cairo, capital do Egito, antes de embarcar no avião da FAB nesta segunda-feira, 13
Reprodução/Instagram

Voo com brasileiros de Gaza deixa o Egito rumo a Brasília

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In