Mil borbulhas, mil pessoas prestigiando os mil vinhos espumantes de várias vinícolas que estarão disponíveis para degustações nos próximos dias 14 e 15 de junho no B Hotel, em Brasília. Trata-se da 9ª edição do Brinda Brasil, que contará também com vinhos tranquilos, sucos, destilados e azeites
Então vamos às novidades.
Começo por falar, a pedidos, dos vinhos da Geórgia (em georgiano: Sakartvelo) que apresentará o vinho laranja, elaborado da mesma forma que na antiguidade, em ânforas de barro. Diz o embaixador da Geórgia em Brasília, Senhor David Solomonia, que aquele país tem mais de 500 variedades de uvas autóctones e que fazem vinhos há oito mil anos. E, de fato, está bem próximo ao Crescente Fértil, berço da nossa civilização e registro dos primeiros fermentados no mundo. A técnica tradicional de vinificação do país, o Qvievri, foi reconhecida em 2013 como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Do Brasil, a Vinícola Garibaldi estará lançando seu espumante Brut Astral Biodinâmico e o espumante Prosecco Rose. Esse elaborado a partir das uvas Pinot Noir e da Glera (Glera, é o atual e, também, na Idade Média, o nome da uva Prosecco).
E de Goiás, vem o vinho espumante My Winery 01, elaborado a partir das uvas Chardonnay e Riesling. E aqui uma curiosidade: O enólogo trabalhou a elaboração do vinho de forma a ser um vinho espumante voltado para harmonizar com preparos à base de pequi, nativo do cerrado. Preciso dizer sobre a harmonização genética: Vinho e pratos da mesma região. Então, palmas para o enólogo Felipe Prigol.
E não poderíamos deixar de falar da Campanha Gaúcha. O Senhor Gilberto Pozzan, proprietário da Vinícola Batalha estará marcando presença no evento, com toda sua produção de primeira linha de vinhos tranquilos e vinhos espumantes que, em Brasília, são vendidos na DOC Vinhos. Ele lançará o vinho Rose elaborado a partir da uva Pinot Noir. E faço questão de contar uma historinha aqui: A Vinícola Batalha tem esse nome porque está nas terras em que ocorreu a Batalha do Seival (luta entre os Revolucionários Farroupilhas e o Exército do Império Brasileiro). Então, o próprio nome já diz “batalha” mesmo contra os produtores de soja da região.
Iniciativas como esta da feira de vinhos Brinda Brasil estimulam o consumo de vinhos na região e marcando um crescimento constante a cada ano, quando, segundo os organizadores, mais de quinze mil pessoas já passaram pelas outras edições, degustando aproximadamente 215 mil taças de vinhos, marcando um crescimento constante a cada ano.
E nós estaremos lá prestigiando mais uma edição do Brinda Brasil.