O Museu Nacional da República recebe em sua área externa a exposição “Brasília: da edificação ao cotidiano” do dia 13 a 27 de julho. Com 15 totens construídos com energia limpa, a iniciativa tem o intuito de divulgar o acervo do Arquivo Público do Distrito Federal sobre a construção de Brasília e inserir o público nessa narrativa, além de reforçar a parceria entre a França e o Brasil.
A exposição retrata em 28 fotos cenas que percorrem desde a primeira expedição para demarcar o território do Distrito Federal e o início da construção de seus monumentos, até a ocupação da cidade em lugares hoje muito frequentados pelos brasilienses.
O projeto é uma parceria entre a Embaixada da França, o Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF), a Aliança Francesa de Brasília e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), banco público francês parceiro do desenvolvimento das cidades e dos territórios brasileiros. A França possui uma relação memorável com o Brasil, e particularmente com Brasília, revelada na concepção arquitetônica da cidade e em seu desenho urbanístico. A exposição é bilíngue, em português e francês, e suas legendas contextualizam a história de Brasília, abordando fatos históricos de sua construção.
A curadoria é da equipe da AFD e as legendas foram criadas em parceria com o Arquivo Público do Distrito Federal e com a Profª. Drª. Maribel Aliaga da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB). Brasília é uma cidade erguida a partir de um sonho e hoje é o símbolo da arquitetura moderna brasileira. Ela é um desafio por essência e a exposição retrata sua bela arquitetura conforme a cidade se transforma de uma simples demarcação, na capital do Brasil.
Brasília: da edificação ao cotidiano
Local: Área externa do Museu Nacional da República
Endereço: Lote 02, SCTS próximo à Rodoviária do Plano Piloto, Brasília – DF
Período de visitação: de 13 de julho a 27 de julho, todos os dias
Entrada franca e livre
Mais informações: 61 3310 8708 – Gabriela Kaya ou 61 3310 8704 – Isabela Maia