A maior delegação de empresários, políticos e autoridades do Brasil encontra-se desde ontem no país do Leste Europeu
Súsan Faria*
Foi aberto nessa quinta-feira (21), em Liubliana, capital eslovena, o Fórum Econômico Eslovênia – Brasil, durante o IV Encontro Internacional WOCA World Companhy Award – 2018.
Os embaixadores Renato Mosca de Souza, do Brasil; e Alain Brian Bergant, da Eslovênia, acompanham a comitiva que participa de um jantar de gala sábado, 23, onde espera-se a presença do presidente, Borut Pahor.
Os empresários brasileiros e eslovenos se reúnem para discutir oportunidades de negócios e cooperação nos campos da ciência, educação, cultura e turismo. São 90 brasileiros que chegaram a Liubliana ontem, 20, quando foram recebidos pelo vice-prefeito daquela capital, Aleš Čerin.
O fórum empresarial esloveno-brasileiro ocorreu no Intercontinental Hotel. A visita da delegação brasileira foi organizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, a Organização Mundial do Comércio (OMC),Câmara de Comércio da Eslovênia, o Conselho Municipal de Ljubljana, o IEDC Bled School of Management e a Prefeitura da cidade de Bled.
Bled – Amanhã, 22, a comitiva será recebida pelo prefeito da cidade de Bled, Janez Fajfar, e representantes da escola de negócios do IEDC naquela cidade turística. A Eslovênia oferece muitas oportunidades de turismo e negócios. Possui serras e montanhas, balneários, fazendas turísticas, rica vida cultural e esportiva, culinária tradicional e está em ascensão econômica.
A ida dos brasileiros ao país representa também oportunidade de negócios para os eslovenos lá e aqui. “O Brasil é o parceiro mais importante da Eslovênia na América Latina, tanto política quanto economicamente”, afirmou hoje, 21, o diretor geral para a Diplomacia Econômica e Pública do Ministério das Relações Exteriores, Alenka Suhadolnik, ao dirigir a reunião. Segundo ele, oportunidades de cooperação econômica e cultural entre os dois países são possíveis em diversas áreas, principalmente no turismo, tecnologia da informação e comunicação, automotivo, transporte, logística, farmacêutica, digital e tecnologias verdes, bem como ciência e investigação.
Em novembro de 2017, a comissão mista eslovena para cooperação econômica foi implementada com sucesso, assim como a Primeira Conferência Internacional do Dia da América Latina e do Caribe, onde o Brasil participou ativamente.
Porto Koper – Segundo o embaixador Alain Brian Bergant hoje, a Eslovênia tem uma condição favorável da economia, com previsão de crescimento de 5,1% este ano, o que deixa o país no topo entre os membros da União Europeia. O embaixador explica que o alto crescimento resulta do desenvolvimento em investimentos, consumo local forte, melhoria da concorrência entre as empresas, boa infraestrutura e mão de obra qualificada.
Alain Brian destaca que a inflação na Eslovênia este ano gira em torno de 1,5% e a taxa de desemprego, 8%; e que o Porto Koper na Eslovênia ,o porto mais ao norte do mar Adriático, possui excelentes infraestrutura e posição geográfica,o que torna a conexão mais rápida para a região da Europa Central e Oriental com o Mediterrâneo. Neste porto, empresas e navios cargueiros mantêm rotas marítimas com todas as partes do mundo.
O porto Koper tem ligações com o porto de Santos e deverá ter parcerias com o porto de Suape, em Pernambuco. Está em andamento a assinatura de memorando de entendimento nesse sentido. “A Eslovênia é um país verde, ativo e saudável”, diz o embaixador, lembrando o slogan do seu país I feelsLOVEnia – eu sinto o amor/Eslovênia.
Prêmio – o IV World CompanhyAward é promovido peloconcedido pela Global Council Sales Marketing (GCSM), sediada em São Paulo (SP) querealiza eventos nacionais e internacionais, onde premia a gestão de topo e os prêmios de gestão sustentável e gestão sustentável – WOCA.Entre os participantes brasileiros participam empresários, representantes do Ministério de Relações Exteriores, dirigentes de bancos e sindicatos patronais, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, de bancos e prefeitos das cidades paulistas de Socorro, Ourinhos, Potirendaba, Barretos, Itapetininga e Itanhaém.
Aniversário – A Eslovênia comemora 27 anos dia 25 de junho, quando naquela data, em 1991, oficialmente declarou independência da Iugoslávia.As comemorações no Brasil incluem concertos musicais e palestras em Brasília, Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Na capital brasileira, o concerto será realizado dia 3 de julho, no Cine Brasília com a Filarmônica de Brasília e a cantora eslovena Dada Svajger, que também vai dar palestras e shows na Universidade de Brasília. A artista ficará 10 dias no Brasil, acompanhada também de um jovem músico esloveno.
*Com informações da Embaixada da Eslovênia em Brasília