O Primeiro Ministro da Índia, Narendra Modi, falou sobre Jonas Masetti e destacou seu trabalho, neste domingo (29), no programa mensal de rádio “Mann Ki Baat”. “O discurso de Modi reflete as conexões espirituais e filosóficas da Índia com o Brasil”, diz a nota divulgada pela embaixada da Índia, em Brasília.
Em sua fala, o Primeiro Ministro indiano disse ter tido a oportunidade de conhecer o trabalho de Jonas Masetti, também conhecido como Vishwanath, que ensina Vedanta & Gita às pessoas no Brasil. Modi lembrou ser a cultura e as escrituras da Índia “um centro de atração para o mundo inteiro”, levando muitas pessoas a visitarem o país em busca disto e ficarem lá o resto da vida.
No caso de Jonas, o Primeiro Ministro lembrou que ele voltou ao Brasil “como embaixador cultural da Índia”. “Do mercado à meditação, das ações à espiritualidade, realmente foi uma jornada longa”, discursou Modi sobre Jonas ter largado seu trabalho no mercado financeiro para estudar a filosofia Vedanta na Índia por quatro anos. “Parabenizo Jonas pelo seu esforço e desejo-lhe boa sorte no futuro”, finalizou o Primeiro Ministro informando já ter o brasileiro ensinado a mais de 150 mil alunos e que as pessoas estão curiosas para saber como a filosofia Vedanta pode ajudar nos tempos de quarentena.
Carioca e amante da natureza, Jonas Masetti começou a trilhar seu caminho espiritual enquanto ainda trabalhava no Mercado Financeiro. Formou-se cedo em Engenharia Mecânica pelo IME e sua carreira profissional foi montada como empresário. Em quatro anos dirigia uma Consultoria e trabalhava com alta direção das empresas. O estudo entrou na sua vida pela sua necessidade de entendê-la.
Como podia ter tudo na vida: família, namorada, dinheiro, sucesso profissional e ao mesmo tempo não estar pleno e satisfeito? E vendo também que as outras pessoas também “bem-sucedidas” não tinham clareza e paz ele foi atrás de respostas. No fim de sua busca se tornou parte da tradição de Vedanta, conhecimento milenar que vem da índia que ajudam as pessoas a encontrar a paz e o equilíbrio interior independente do mundo externo.
Vedanta, também denominada Uttara Mimamsa, é uma tradição espiritual explicada nos Upanishads, que se preocupa principalmente com o conhecimento, através da qual se pode compreender qual a real natureza da realidade (Brâman).
Veja a entrevista de Jonas Masetti no programa Globo Repórter, da Tv Globo