Ações conjuntas devem auxiliar povo Yanomami; combate à malária, tuberculose e HIV também são foco
A cooperação em saúde na fronteira entre o Brasil e a Venezuela foi tema de uma reunião realizada no Palácio Itamaraty, em 10 de março. O encontro foi a primeira oportunidade para coordenar ações de assistência ao povo Yanomami, prioridade do governo brasileiro no contexto da declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. Discutiram-se, na ocasião, ações nas áreas de combate à malária, tuberculose e HIV; fortalecimento de ações de cobertura vacinal; desnutrição e insegurança alimentar; saneamento; e saúde materno-infantil.
No marco do processo em curso de normalização das relações entre o Brasil e a Venezuela, trata-se do primeiro encontro bilateral voltado para a cooperação em setor específico, evidenciando o potencial da colaboração entre os dois países para o enfrentamento de desafios concretos e a promoção do bem-estar de suas populações.
A reunião contou com a participação de representantes dos respectivos ministérios das Relações Exteriores, da Saúde e dos Povos Indígenas. A delegação venezuelana foi chefiada pelo Vice-Ministro para América Latina da chancelaria, Rander Peña, que foi recebido pela Secretária-Geral das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Laura da Rocha.