Diplomata faz balanço positivo da amizade das duas nações na comemoração do 24° Aniversário de Ascensão ao Trono do Rei Mohammed VI
O embaixador do Marrocos no Brasil, Nabil Adghoghi, promoveu, no dia 31, na sede diplomática em Brasília, a celebração do 24° Aniversário de Ascensão ao Trono da Sua Majestade o Rei Mohammed VI. Em seu discurso para os convidados, o diplomata destacou que Brasil e Marrocos se encontram atualmente na melhor fase da relação bilateral, compartilhando valores em comum, assim como “a visão convergente sobre temas multilaterais e globais, como o desenvolvimento sustentável, a migração, o comércio internacional, a paz e segurança no mundo”.
De acordo com Adghoghi, hoje a cooperação entre os dois países está mais coordenada diplomaticamente, tem maior fluxo comercial e mais cooperação técnica e científica que está sendo expandida em diversas áreas, principalmente nos setores da energia e da agropecuária. O embaixador, em sua fala, também ressaltou o crescimento do comércio bilateral com um fluxo comercial que ultrapassou, em 2022, mais que 3 bilhões de dólares, o dobro em relação ao ano de 2017. O embaixador complementou que “as exportações brasileiras em produtos agrícolas ultrapassaram, no ano passado, 1,2 bilhão de dólares. Quase o dobro em relação a 2021”.
O Acordo Quadro de Defesa que acabou de ser aprovado pelo Senado Federal e do Acordo de Facilitação de Investimentos que está em andamento na Câmara dos Deputados foi outro tema que Adghoghi abordou em seu discurso. E relação ao Acordo sobre Assistência Mútua em Matéria Aduaneira o diplomata anunciou que será finalizado ainda este ano.
Segundo o embaixador marroquino “o futuro da parceria Marrocos-Brasil se baseia em três pilares fundamentais: segurança alimentar, com presença da empresa marroquina que produz adubos e fertilizantes no Brasil, não só no âmbito comercial, como também industrial e científico; conectividade marítima e o terceiro pilar é a África”.
O papel de destaque do Marrocos no continente africano foi outro tema abordado por Adghoghi. O diplomata reforçando que o país “tem mantido uma postura pacífica, defendendo valores da tolerância e coexistência religiosa, além de zelar por relacionamentos pacíficos com as demais nações do mundo”. O embaixador acrescentou que o Marrocos segue comprometido com os esforços das Nações Unidas em busca de uma solução política para a questão do Sahara, através da iniciativa de autonomia dentro da soberania nacional e da integridade territorial do país.
Em sua fala, a representante do governo brasileiro, a diretora do Departamento de África do Itamaraty embaixadora Ana Paula Simões Silva, destacou que o Marrocos é um importante parceiro comercial do Brasil na África e que seus povos compartilham uma grande amizade, destacando a cultura, a gastronomia e esporte. “São atores essenciais nas relações entre os dois países”, discursou a diplomata brasileira.
Ana Paula Silva acrescentou que a longevidade da relação bilateral se baseia , segundo ela, “em um diálogo fluido, como atestam as reuniões regulares do Mecanismo de Consultas Políticas e pela troca constante de visitas de alto nível”.