A afirmação é do embaixador Hayashi Teiji durante celebração de 130 anos de amizade
A residência oficial do Japão, em Brasília, sediou, no dia 15, o Shinnenkai, a tradicional recepção de ano novo para a comunidade nipobrasileira. Cerca de 270 convidados prestigiaram a comemoração, onde degustaram de um cardápio de comida japonesa e de uma seleção de saquês e umeshu (licor de ameixa) do Japão. O embaixador Teiji ressaltou os vínculos sólidos entre Japão e Brasil, uma dupla que combinou muito, como “queijo e goiabada”.
Hayashi iniciou seu discurso dizendo já ser o quarto ano novo que celebra como embaixador do Japão no Brasil. “É uma honra poder compartilhar mais uma vez o início de um ano novo com todos vocês”. Lembrou, que no Japão, “seguimos o calendário do Zodíaco Oriental e como eu mencionei na festa do ano novo passado, 2024 foi o ano do Doracão, símbolo de dinamismo e ascensão”. Como reforçado pelo diplomata, 2024 foi um ano dinâmico que marcou o fortalecimento das relações nipo-brasileiras.
Hayashi destacou a visita do então Primeiro-Ministro Kishida em maio e do Primeiro-Ministro Ishiba em novembro de 2024,” assim como o dragão que ascende aos céus, fez com que as relações entre nossos países alcançassem novos patamares”, prosseguiu. O diplomata que essa foi a primeira vez na história que ocorreram duas visitas do primeiro-ministro japonês no Brasil no mesmo ano.
O Embaixador falou também que 2025, o ano da serpente, é um símbolo de renovação e longevidade, refletindo um período de transformação e desenvolvimento com flexibilidade. “Com esse espírito, pretendemos, junto à comunidade nipo-brasileira e demais parceiros, honrar a história construída por nossos antepassados, e, ao mesmo tempo buscar transformações e desenvolvimento de laços entre o Brasil e o Japão, valorizando as contribuições, sobretudo das novas gerações e o protagonismo das mulheres”, acrescentou.
Em 5 de novembro de 1895, o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Japão e o Brasil foi assinado em Paris, na França, estabelecendo relações diplomáticas entre os dois países. Ao longo desse ano, as relações entre o Japão e o Brasil serão promovidas por meio da realização de eventos e programas de intercâmbio em uma variedade de campos, transcendendo as fronteiras dos setores público e privado. Com a participação de jovens e mulheres, espera-se que este seja um momento para nutrir a próxima geração de líderes nas relações bilaterais entre o Japão e o Brasil, e para conectá-los à próxima década.
Hayashi aproveitou a oportunidade para contar que este ano será lançado o Ano de Intercâmbio da Amizade Japão-Brasil, com iniciativa em cultura, turismo e esportes, para estreitar ainda mais laços de amizade. “Com o apoio das associações nipo-brasileiras, instituições da língua japonesa, ex-bolsistas, organizações culturais, meios de comunicação e de outros colaboradores aqui presentes.
Na solenidade, foi apresentado também o logotipo dos 130 anos de amizade, que estará presente em todas as atividades previstas para 2025, tanto no Brasil, quanto no Japão. A logomarca simboliza as excelentes relações e vínculos compartilhados entre as duas nações, mesclando a bandeira de ambos os países.