Foto: Drew Angerer/AFP
Em uma mensagem por vídeo, Christopher Wray , nesta quinta-feira (23), disse que “nenhum país controla o crime sozinho”. Destacou a importância do trabalho conjunto na área de segurança no combate a diferentes crimes que, segundo ele, veem aumentando, como é o caso dos cibernéticos. Wray citou como exemplo do trabalho conjunto bem sucedido a investigação conjunta do FBI e da Polícia Federal Brasileira no site conhecido como DeepDotWeb. Seus administradores foram indiciados por lavagem de dinheiro e conspiração relacionada a subornos por vendas de fentanil, heroína e outros itens perigosos e ilegais na darknet
Assista agora ao vídeo com a transcrição oficial da mensagem de Christopher Wray
Eu gostaria de agradecer aos nossos parceiros brasileiros e ao povo do Brasil por me receberem aqui. O FBI valoriza muito nossa relação com o Brasil e agradecemos a base que nosso escritório aqui no Brasil tem proporcionado, por uma colaboração frutífera e duradoura entre os esforços de aplicação da lei de nossas duas nações.
Porque esta relação, sem dúvida, ajuda a manter os dois países mais seguros, ajudando a combater, defender e proteger contra o crime de forma mais eficaz, juntos. Hoje tive o prazer de me reunir com alguns de meus colegas brasileiros de segurança e aplicação da lei, para discutir como nossa cooperação torna nossas duas nações mais seguras e mais capazes.
Nossas reuniões se concentraram no aumento dos diferentes tipos de crimes transnacionais organizados e cibernéticos, que vitimizam milhões em todo o mundo, tornando a cooperação internacional crucial. A recente série de seminários com colegas brasileiros sobre esses temas é um passo importante em nosso trabalho conjunto e contínuo na área criminal-cibernética. Porque leis contraditórias, diferentes prioridades e sistemas de justiça criminal diversos significam que o combate eficaz ao crime cibernético exige uma abordagem global.
Um exemplo de nosso trabalho conjunto – e de sucesso – é a investigação conjunta do FBI e da Polícia Federal Brasileira no site conhecido como DeepDotWeb. Os administradores do DeepDotWeb foram indiciados por lavagem de dinheiro e conspiração relacionada a subornos por vendas de fentanil, heroína e outros itens perigosos e ilegais na darknet. Esta investigação, que está em andamento há quatro anos, culminou na sentença, em janeiro, do hacker israelense Tal Prihar, a 97 meses de prisão.
E este é apenas um exemplo de nosso sucesso conjunto, como resultado de nosso compromisso com parcerias e colaboração internacionais. Nenhum país pode, sozinho, controlar o crime. Porque, como sempre digo, os maus não são constrangidos pelas fronteiras internacionais, portanto, os bons também não devem ser. Nós do FBI somos gratos por estas oportunidades de trabalhar lado a lado, ombro a ombro, com nossos homólogos responsáveis pela aplicação da lei no Brasil para derrubar empresas criminosas perigosas. E estamos ansiosos para continuar esta luta, juntos.