Em conferência do LIDE em Dubai nesta quinta-feira (07), o presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, disse que acordos possibilitam a entrada dos dois países em nova etapa do relacionamento. Ex-presidente do Brasil, Michel Temer, também falou no evento.
presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, o diplomata Osmar Chohfi (foto acima), disse em Dubai nesta quinta-feira (07) que Brasil e Emirados Árabes Unidos podem elevar a relação a um novo patamar num futuro próximo, com assinatura já realizada do Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos e a negociação de outros acordos de cooperação econômica.
Chohfi falou durante a Brazil Emirates Conference, promovida pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) como parte de uma missão ao Golfo. A delegação empresarial brasileira, da qual o presidente da Câmara Árabe faz parte, deu início à programação na Arábia Saudita no dia 03 de março e a encerra nos Emirados Árabes Unidos nesta sexta-feira (08). A conferência foi um dos pontos altos da agenda.
“Existem muitos setores nos quais podemos cooperar, como economia verde, construção civil, infraestrutura, turismo e TI, que podem ser de interesse para investidores brasileiros e dos Emirados”, disse Chohfi. Ele falou aos árabes que o Brasil prepara um dos maiores e mais atrativos programas de concessões públicas, com foco em projetos de infraestrutura, inclusão digital, transição energética, ciência, tecnologia, educação e saúde.
Chohfi também falou sobre a atratividade dos Emirados para a expansão das empresas brasileiras, já que o país tem acordos de livre comércio com 33 países, o que confere acesso com tarifas competitivas a quase 2 bilhões de consumidores. “Torna o país um destino atrativo para empreendedores brasileiros que desejam construir projetos consistentes de internacionalização e exportar para mercados importantes em diversas partes do mundo”, disse.
Na conferência falaram lideranças do Brasil e dos Emirados, como o ex-presidente do Brasil, Michel Temer. Segundo vídeo divulgado pelo LIDE, Temer defendeu o comércio como via de diplomacia. “Temos que nos dar bem com todos os países porque se no passado mais remoto as relações internacionais se pautavam pela ideia da ligação política e institucional, hoje se pautam pelas relações comerciais”, disse, nesse contexto elogiando a realização da missão.
Na mesma linha que Chohfi, o secretário-adjunto do Ministério da Economia dos Emirados, Juma Al Kait, afirmou que a aliança entre Brasil e seu país entra em uma nova fase animadora. Saleh Lootah, presidente da UAE Food and Beverage, falou sobre o potencial do Brasil no setor de alimentos. Se pronunciaram ainda várias outras autoridades e empresários, como o representante do Ministério de Inteligência Artificial do Emirados, Hasher Dalmook, o ex-ministro da Agricultura do Brasil, Roberto Rodrigues, e o COO da Minerva Foods, Martim Di Giacomo.
Fonte: ANBA