O embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, teve reunião, nesta segunda-feira (08), com Robson Braga de Andrade, Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade que congrega 27 federações regionais de indústrias e 1.280 sindicatos com 700 mil empresas.
Durante o encontro, os dois discutiram a situação atual da cooperação comercial, econômica e de investimentos entre o Cazaquistão e o Brasil e expressaram interesse em expandi-la, em particular no setor de mineração, agronegócio, energia e comércio.
O Embaixador do Cazaquistão convidou o Presidente da confederação para atuar como co-fundadora do Conselho Empresarial Cazaque-Brasileiro, que terá como objetivo desenvolver e ampliar ainda mais os contatos comerciais diretos entre empresários dos dois países. Além disso, levando em consideração o potencial existente entre os dois países no campo da indústria e as recomendações de empresas brasileiras, ofereceu ao seu interlocutor como parceiro o Centro de Indústria e Exportação do Cazaquistão “QazIndustry”.
Por sua vez, o Presidente da confederação, valorizando as possibilidades do Cazaquistão como polo regional de negócios brasileiros na Ásia Central, bem como a presença de possíveis projetos de implementação conjunta, expressou a disposição da associação em atuar como organização líder do lado brasileiro no âmbito da cooperação com o Cazaquistão na indústria de mineração, agricultura (processamento de carne, produção de fertilizantes e soja, etc.) e engenharia mecânica.
Nussupov e Andrade manifestaram a favor da continuidade do diálogo e da realização de videoconferência com a participação das empresas interessadas para discutir a implementação dos acordos alcançados.