O embaixador belga recebeur hoje (11), para um almoço de trabalho, o Reitor da UFRGS, Professor Carlos André Bulhões Mendes, e o Pro Reitor de Inovação e Relações Institucionais da UFRGS, Professor Geraldo Jotz, da UFRGS. O encontro foi ocasião de ter uma visão particularmente interessante sobre os desafios e as oportunidades que se apresentam ao mundo acadêmico brasileiro e – além deste – à nação brasileira.
No encontro, foram abordados os diversos instrumentos de cooperação acadêmica a serem implementados entre a UFRGS e a Bélgica, a começar pelos administrados no Brasil pela Adida Científica da Federação Valônia-Bruxelas Julie Dumont em São Paulo e pela Adida Acadêmica e Linguística da FWB Elodie Meunier:
– bolsas de excelência para pós-doutorandos
– chegada de pesquisadores / professores belgas ao Brasil via Fundo de Mobilidade da América Latina
– Programa de cuidado para pesquisadores que desejam estar em contato com centros de pesquisa e empresas
– quadro de cooperação entre WBI / ARES e FAUBAI e ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior)
– sessões de informação organizadas para apresentar aos estudantes brasileiros as oportunidades de ensino superior na Valônia e em Bruxelas (www.studyinbelgium.be).
O Embaixador também teve a oportunidade de mencionar, sobre a tripla hélice, o fato de que WBI e CONFAP assinaram recentemente um acordo de colaboração e organizaram no dia 25 de novembro um webinar entre a FAP brasileira e os clusters de competitividade da Valônia (https: / /confap.org.br/news/evento-virtual-marca-o-inicio-da-cooperacao-cientifica-entre-o-confap-ea-wallonie-bruxelles-international). O acordo da WBI financiará projetos de pesquisa, missões e eventos conjuntos com parceiros do Rio Grande do Sul em particular. A primeira chamada deverá ser lançada durante o primeiro trimestre de 2021.
Em 2019, a embaixada teve encontros bilaterais – e no âmbito europeu – em Porto Alegre com a UFRGS, CONFAP – FAPERGS, Pacto Alegre e o Secretário de Estado da Inovação, Ciência e Tecnologia do então Luís da Cunha Cordeiro. A WBI também organizou uma Mesa Redonda Inovação no Centro Cultural da UFRGS.