• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
segunda-feira, 9 junho , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Comércio Exterior

Brasil e Argentina assinam memorando para regulação no setor automotivo

27 de agosto de 2018
em Comércio Exterior, Economia
Tempo de Leitura: 2 mins
0

Ana Cristina Dib

Os ministros brasileiros da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, e o ministro argentino da Produção, Dante Sica, assinaram no início da tarde desta sexta-feira (24), na Sala de Tratados, do Palácio do Itamaraty, em Brasília, o Memorando de Entendimento (MoU) que estabelece as bases para a unificação das regras técnicas de produção do setor automotivo para veículos leves e pesados.

O documento trata, principalmente, das normas em relação à segurança, emissões sonoras e de gases poluentes, eficiência energética e especificação de autopeças e estabelece um cronograma de 180 dias para que os países comecem o processo de unificação de especificações técnicas. Só para o item “segurança” foram identificadas 31 normas técnicas que precisam ser analisadas.

Para viabilizar a iniciativa, foi criado um Grupo de Trabalho de Regulamentos Técnicos Automotivos que vai acompanhar a homologação doméstica dos veículos (leves e pesados) e identificar divergências e correspondências que apresentem os regulamentos técnicos.

De acordo com o ministro Marcos Jorge, com a unificação de regras técnicas, a expectativa é de redução de custos para o setor e melhoria dos normativos, com ganhos para o consumidor.

“O setor automotivo é estratégico para a indústria nacional e o comércio exterior brasileiros. Por isso, é fundamental que possamos avançar na diminuição das barreiras e fazer o nivelamento de regulamentos”, disse. Em entrevista coletiva concedida após a assinatura, Marcos Jorge explicou que a convergência regulatória é um dos principais temas para acesso a mercados e que tem muito impacto no comércio exterior de veículos.

O ministro disse, ainda, que, diante do caráter regional da produção automotiva, o objetivo da iniciativa é facilitar e promover o desenvolvimento sustentável da indústria e também do comércio bilateral. Segundo ele, a medida pretende, ainda, evitar possíveis restrições não desejadas a esse comércio.

O secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do MDIC, Igor Calvet, explica que a convergência regulatória é uma medida de facilitação de comércio que visa incrementar o fluxo bilateral de bens entre os dois países e diminuir as diferenças na linha de produção.

Terminado o prazo inicial de seis meses, segundo o secretário, Brasil e Argentina devem informar quando as adequações entram em vigor.

O presidente da Anfavea, entidade que representa os fabricantes de veículos, divulgou uma declaração onde destaca os benefícios da convergência regulatória. “A assinatura do acordo representa um passo importante para aprofundar ainda mais as relações entre Brasil e Argentina, principalmente no que diz respeito à integração produtiva entre as indústrias dos dois países. Esta convergência cria oportunidade para ganhos de competitividade e até mesmo de otimização de custos e investimento”, afirmou hoje Antonio Megale.

Notícia Anterior

ONU pede julgamento por genocídio de rohingyas em Myanmar

Próxima Notícia

Denúncias de discriminação batem recorde em Portugal

Notícias Relacionadas

Comércio Exterior

Governadores do Nordeste em reunião com instituições árabes: passo inicial para atrair investimentos

31 de maio de 2025
Comércio Exterior

Brasil bate recorde histórico na exportação de Feijões: tecnologia, união e propósito

29 de maio de 2025
Comércio Exterior

Aprovados acordos do MERCOSUL de comércio eletrônico e reconhecimento de títulos

21 de maio de 2025
Próxima Notícia

Denúncias de discriminação batem recorde em Portugal

Tags

Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In