O Ministro Carlos França e o Ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, participaram nesta quarta (1) da 3ª reunião da Comissão Mista de Alto Nível Brasil-Angola, mecanismo estabelecido no contexto da Parceria Estratégica entre os dois países.
Os Ministros trataram de temas da agenda internacional e do relacionamento bilateral, como relações econômicas e financeiras; cooperação, comércio e temas agropecuários; crédito à exportação e investimentos e andamento de acordos bilaterais.
França chegou a Luanda no início da semana, acompanhado por uma delegação parlamentar, que cumpre agenda junto à Assembleia Nacional de Angola, para de estreitar laços de amizade e cooperação bilateral e também no âmbito da CPLP.
Integra a delegação o Diretor-Geral da Agência Brasileira de Cooperação, o Embaixador Ruy Pereira. Desde a década de 1980, o Brasil implementa projetos em áreas como agricultura, educação e saúde.
A recente criação de adidância agrícola na Embaixada do Brasil em Luanda deverá estimular o comércio bilateral. Nos quatro primeiros meses de 2022, as trocas comerciais entre Brasil e Angola avançaram mais de 100%, em comparação com o mesmo período do ano passado.
* Com informações de Itamaraty