• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
terça-feira, 3 junho , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Brasil

Brasil e África do Sul participam do projeto global de telescópios proposto pela China

13 de abril de 2025
em Brasil
Tempo de Leitura: 3 mins
0

Os dois países Sul se tornaram os mais recentes parceiros internacionais de um projeto revolucionário de telescópios proposto pela nação asiática

O projeto Global Open Transient Telescope Array (GOTTA), uma iniciativa global endossada pela UNESCO e liderada pelos Observatórios Astronômicos Nacionais (NAOC, sigla em inglês) da China, pode acelerar a busca da humanidade para testemunhar e entender os eventos mais cataclísmicos do universo.

O Laboratório Nacional de Astrofísica do Brasil e o Observatório Astronômico da África do Sul anunciaram a participação no projeto durante a Conferência de Astronomia com Inteligência Artificial para Ciência Aberta (AI-Empowered Astronomy for Open Science Conference), que terminou na quarta-feira em Hangzhou, centro tecnológico no leste da China.

O GOTTA implantará uma rede de mais de 100 telescópios ópticos de grande angular em todo o mundo para capturar fenômenos cósmicos fugazes, como supernovas e explosões de raios gama em um estágio inicial crítico – uma janela de ouro para descobertas astronômicas, cuja captura exige observação global coordenada.

Esse projeto promete revolucionar nossa compreensão das forças gravitacionais extremas e da evolução do universo, disse Liu Jifeng, diretor dos NAOC.

As instituições astronômicas do Brasil e da África do Sul, ambas localizadas no Hemisfério Sul, colaborarão com as contrapartes chinesas, como os NAOC e o Laboratório de Zhejiang, para construir telescópios e avançar no desenvolvimento de software, espelhamento de dados e observação.

Até o momento, o projeto GOTTA atraiu a participação de pesquisadores de quase uma dúzia de países, e outros manifestaram interesse em participar.

“A astronomia é uma área maravilhosa para desenvolver as habilidades de inovação e criatividade. Espero colaborar com o Laboratório de Zhejiang em detectores de matéria escura”, disse à Xinhua John Baruch, professor da Universidade Leeds Beckett, no Reino Unido, à margem da conferência.

A distinção inovadora do GOTTA está em sua integração de IA, big data e computação distribuída, promovendo a colaboração interdisciplinar para estabelecer uma estrutura global para o compartilhamento de dados, algoritmos e modelos.

A China está trabalhando para promover a cooperação global em IA para pesquisa astronômica.

A conferência foi organizada pelos NAOC e pelo Laboratório de Zhejiang, as duas instituições que desenvolveram o AstroOne, um modelo fundamental de IA para astronomia que agora está aberto a pesquisadores de todo o mundo.

O AstroOne aproveita o conhecimento astrofísico para realizar tarefas avançadas de raciocínio científico e análise de dados. Ele também permite a observação inteligente e coordenada de telescópios por meio de seu sistema de IA incorporado.

A conferência de três dias contou com a participação de mais de 240 especialistas, acadêmicos e jovens pesquisadores de 22 países e regiões, incluindo Espanha, África do Sul, Índia, Reino Unido, Rússia, Chile e Brasil.

Fonte: Poruguese News

Tags: África do SulÁsiaBrasilChina Central TelevisionProjetotelescópios
Notícia Anterior

Embaixador italiano conhece o potencial da Amazônia

Próxima Notícia

Brasil e República Tcheca debatem estratégias para investigar e punir responsáveis por crimes Cibernéticos

Notícias Relacionadas

Agra-Yeda-Wand-Ricardo-Vacleia-Fiona-Luiz-Mariana- (Luciana Melo/Divulgação) 

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/veja-gente/a-parceria-que-a-irlanda-quer-implementar-na-amazonia/
Brasil

Lançada a Sommos Amazônia, plataforma voltada para a diversidade amazônica

29 de maio de 2025
Brasil

Estudantes conhecem a cultura belga

29 de maio de 2025
Brasil

Embaixadora da Tailândia promove ação social em homenagem à rainha

28 de maio de 2025
Próxima Notícia

Brasil e República Tcheca debatem estratégias para investigar e punir responsáveis por crimes Cibernéticos

Tags

Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In