A partir de domingo (10.09) as forças navais e marítimas do Brasil, Estados Unidos, Belize, Camarões, Chile, Colômbia, República Dominicana, Equador, França, Guiana, Jamaica, México, Namíbia, Panamá, Paraguai, Peru, Coréia do Sul, Espanha, Reino Unido e Uruguai vão participar da 63ª edição da operação UNITAS 2022.
O exercício multinacional é realizado desde 1960. Em 2022, ele ocorre no Brasil e envolve vinte embarcações de guerra, um submarino e 21 aeronaves, em treinamento de interoperabilidade, na costa do Rio de Janeiro. Um total de 5,5 mil militares estão engajados no treinamento, que teve sua cerimônia de abertura na quinta-feira (08.09).
Segundo o Encarregado de Negócios da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Douglas Koneff, o UNITAS é um dos exercícios marítimos mais importantes do planeta. “Como parceiros sólidos, temos a honra de observar como nossos dois países e outros 18 de toda a América Latina e Caribe se preparam para conduzir operações marítimas e para aprimorar a proficiência tática e aumentar a interoperabilidade entre as forças participantes”, comenta.
As forças multinacionais das nações parceiras da UNITAS 2022 já estão no Brasil realizando intercâmbios culturais, eventos esportivos e projetos comunitários; bem como, do Desfile Naval do Bicentenário, em 7 de setembro.
UNITAS 2022 está focada no estreitamento dos laços de cooperação e amizade dos parceiros marítimos para alcançar objetivos comuns, conduzir operações marítimas conjuntas e desenvolver maior interoperabilidade entre as Forças Armadas Brasileiras e estrangeiras.
Sobre o UNITAS:
O exercício UNITAS, que é o latim para “unidade”, acontece anualmente desde 1960. A UNITAS desenvolve e sustenta relações, intercâmbios entre militares, e o desenvolvimento da cooperação amigável e do entendimento mútuo entre as forças participantes.
Com informações do Centro de Comunicação Social da Marinha