Itamaraty divulga comunicado conjunto dos ministérios
Os Ministérios das Relações Exteriores do Brasil e do Bahrein, em nota oficial divulgada nesta terça-feira (17), se dizem satisfeitos de celebrar 50 anos de relações diplomáticas bilaterais. Desde 26 de junho de 1974, Brasil e Bahrein têm cultivado parceria produtiva, caracterizada por respeito mútuo, cooperação e valores compartilhados.
Em agosto de 2018, o Bahrein abriu sua embaixada em Brasília, sua primeira missão diplomática na América Latina. Esse marco foi seguido pela abertura da embaixada do Brasil em Manama, em 2021.
“Brasil e Bahrein têm realizado, desde 2018, reuniões periódicas de Consultas Políticas, a mais recente em Manama, em 2022. Esse mecanismo tem sido instrumental para aprimorar nosso diálogo diplomático e abordar desafios e oportunidades comuns”, afirma a nota.
O comércio entre Brasil e Bahrein, segundo o comunicado do Itamaraty, registrou crescimento notável no triênio passado. Em 2023, a corrente de comércio foi superior a US$ 1,3 bilhão, ressaltando os sólidos laços econômicos entre nossas nações. O Brasil despontou como um dos principais exportadores para o Bahrein, contribuindo significativamente para a parceria econômica bilateral.
Brasil e Bahrein compartilham interesse comum em promover ordem internacional mais próspera e justa, na qual prevaleçam a paz e o desenvolvimento inclusivo e sustentável. Nossos países estão comprometidos em trabalhar juntos para promover esses objetivos compartilhados no cenário internacional.
“Ao celebrarmos este jubileu de ouro, reafirmamos nossa determinação em fortalecer ainda mais os laços de amizade e cooperação entre Brasil e Bahrein. Desejamos explorar novos caminhos para o diálogo, garantindo que as relações bilaterais continuem a desenvolver-se em benefício de nossas nações”, finaliza a nota oficial.
Fonte: MRE