Comex do Brasil
O volume de carne bovina exportada pelo Brasil ao longo de 2018 foi recorde histórico, informou a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) nesta segunda-feira (07). O total embarcado foi de 1,64 milhão de toneladas, o que representou um crescimento de 11% sobre 2017, ultrapassando previsão feita pela entidade em dezembro.
Segundo a Abiec, o recorde consolida a posição do País como principal exportador mundial do produto. Isso porque, segundo a associação, este é o maior volume já exportado entre todos os países exportadores. Nos últimos dois anos as exportações vêm crescendo numa média de 10% ao ano em volume e faturamento.
A receita gerada pelos embarques teve aumento de 7,9% de 2017 para 2018, somando US$ 6,57 bilhões. A Abiec avalia que o resultado é reflexo do reconhecimento da qualidade da carne brasileira nos mercados doméstico e internacional.
“Os bons resultados são frutos de um trabalho de melhoria em todas as etapas do processo produtivo, que nos permite cumprir as mais exigentes regras internacionais com uma carne de qualidade e competitiva”, declarou o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli, em nota divulgada pela Associação.
Os dados mais positivos foram os do segundo semestre de 2018. O mês de setembro foi o principal destaque, com embarques de 178 mil toneladas e faturamento de US$ 700 milhões. Os números significam alta de 31,75% em volume e 25,86% em faturamento se comparados ao mesmo mês do ano de 2017.