• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
terça-feira, 13 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Diplomacia

Brasil apoia direitos da Argentina sobre as Ilhas Malvinas

4 de janeiro de 2024
em Diplomacia
Tempo de Leitura: 3 mins
0

O governo brasileiro informou, em nota, defender os “legítimos direitos” da Argentina na disputa com o Reino Unido pelas Ilhas Malvinas. O presidente argentino, Javier Milei, quer o controle da região e pede a retomada de conversas bilaterais com os britânicos.

“Na data que marca os 191 anos da ocupação britânica das Ilhas Malvinas, o Brasil reafirma seu apoio aos legítimos direitos da Argentina na disputa de soberania com o Reino Unido sobre as Ilhas Malvinas, Geórgias do Sul e Sandwich do Sul e os espaços marítimos circundantes. A posição do Brasil remonta a 1833, quando o embaixador brasileiro em Londres foi instruído a coadjuvar o protesto argentino junto ao governo britânico pela ocupação das Ilhas”, lê-se em nota do Itamaraty, publicada na 4ª feira (3)

O governo brasileiro disse estar “em linha” com a posição argentina sobre o tema. “O Brasil favorece a criação de ambiente de confiança que contribua para a retomada das negociações bilaterais, conforme recomendam as resoluções das Nações Unidas, organização na qual a disputa é tratada, desde a década de 1960, como um tema de agenda de descolonização”, declarou o Itamaraty.

“A posição brasileira inscreve-se também na visão da América do Sul como região de paz e cooperação, conforme reafirmado no Consenso de Brasília, aprovado por todos os países sul-americanos em maio de 2023, e na prioridade atribuída à manutenção do Atlântico Sul como zona de paz e cooperação”, completou.

O arquipélago integrava o território do império britânico e foi ocupado inicialmente por marinheiros do Reino Unido no século 17. A Argentina passou a reivindicar a soberania das ilhas na década de 1830, depois de conquistar sua independência da Espanha.

A tensão entre as nações aumentou a partir de 1976, com o início da ditadura militar na Argentina. Em 1982, as Forças Armadas argentinas invadiram as ilhas como forma de recuperar a imagem do governo perante a população.

O governo britânico acionou a “Operação Sutton”. O Reino Unido enviou um conjunto de armamentos pesados, que incluía um submarino nuclear, para o território em guerra. A falta de armamentos igualmente potentes do lado argentino e o maior preparo tático dos britânicos fizeram com que as tropas da Argentina se rendessem sem oferecer maior resistência.

Íntegra da nota do Itamaraty: https://static.poder360.com.br/2024/01/Itamaraty-apoio-Argentina-Ilhas-Malvinas-3-jan-2024.pdf

Em 14 de junho de 1982, o Reino Unido restabeleceu a sua hegemonia sob as Ilhas Falkland, nome oficialmente dado pelos britânicos à região. Saiba mais sobre o conflito nesta reportagem do Poder360.

Fonte: Poder 360

Fim da guerra das Malvinas completa 40 anos
Tags: argentinaFalklandGeórgiasIlhaJavier MileiMalvinasReino InidoSandwich do Sul
Notícia Anterior

Os 35 anos da Constituição brasileira

Próxima Notícia

Brasil tem o 2° lugar mais bonito do mundo, segundo estudo

Notícias Relacionadas

Diplomacia

Embaixada do Cazaquistão promove 4ª reunião anual de embaixadores e diplomatas da América do Sul

12 de maio de 2025
Diplomacia

Embaixador do Chipre visita Escola Superior de Guerra

9 de maio de 2025
Diplomacia

Senado aprova sete indicados para embaixadas do Brasil

8 de maio de 2025
Próxima Notícia

Brasil tem o 2° lugar mais bonito do mundo, segundo estudo

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In