Duque está no Brasil desde o dia 17/10. Além de Bolsonaro, o presidente colombiano se encontrou também com os presidentes da Câmara e do Senado
A cerimônia contou com banda militar, salva de 21 tiros de canhão e desfile com cavalos. Antes de vir a Brasília, Duque esteve em São Paulo, onde se encontrou com executivos e representantes do setor empresarial brasileiro.
“É motivo de satisfação e honra receber a visita do Iván Duque. Países vizinhos que têm um bom relacionamento e tem tudo pra crescer mais ainda para o bem dos nossos povos. Conversamos reservadamente, depois de forma ostensiva com nossos ministros, onde trocamos informações, bem como de interesse mútuo que nos preocupam e também, que podem levar ao desenvolvimento de nossos países”, disse Bolsonaro em discurso.
Iván Duque afirmou que tem sido muito agradável estar no Brasil. Ele disse que aproveita a oportunidade para fortalecer os laços entre as nações. O líder colombiano também anunciou que cerca de 60 empresários brasileiros se comprometeram a investir mais de U$ 1,4 milhão na Colômbia.
“Essa cifra pode chegar a ultrapassar U$ 2,4 milhões quando se consideram os investimentos em infraestrutura, onde teremos um fundo de capital mais importante deste país”, explica Duque. “Temos uma relação comercial crescente com o Brasil, queremos que as exportações da Colômbia ao Brasil cresçam, mas também que as do Brasil a Colômbia cresçam simultaneamente”, declarou.
O encontro em Brasília serviu para assinar sete acordos entre Brasil e Colômbia:
- Acordos sobre serviços aéreos entre a República Federativa do Brasil e o governo da Colômbia
- Memorando de entendimento de cooperação entre o Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural da República da Colômbia e o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento da República Federativa do Brasil
- Memorando de entendimento entre de cooperação de pesquisa e desenvolvimento
- Memorando entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico da República Federativa do Brasil, Ministério do Desenvolvimento Regional, Ministério de Moradia, Cidade e Território da Colômbia e o Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia
- Acordo de cooperação técnica internacional entre a Polícia Federal, do Brasil e Polícia Nacional da Colômbia
- Memorando de entendimento entre a Apex Brasil e Pró Colômbia
- Memorando de entendimento entre o Serviço de Aprendizagem da Colômbia
Antes do encontro com Bolsonaro, nesta manhã, Iván Duque se reuniu com representantes do agronegócio brasileiro, no qual estiveram presentes executivos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Foto: Alan Santos, Clauber Cleber Caetano e Isac Nóbrega/PR