Na noite de ontem (16) o embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy, e a embaixatriz Susan Hoy receberam convidados na residência oficial para celebrar o 100º aniversário da publicação da obra literária “Ulisses”, de James Joyce. Em seu discurso, o diplomata disse que diferentes atividades foram organizadas em todo o Brasil e no mundo, com 18 universidades brasileiras convidadas a interpretar um capítulo do livro de Ulisses para ser reproduzida em um mural. Os painéis foram reunidos em um vídeo compartilhado com os convidados durante a cerimônia. Esse tipo de atividade, segundo Seán Hoy , é muito importante, pois fomenta a cooperação acadêmica e científica entre o Brasil e a Irlanda.
Com chapéus de palha, os convidados puderam conhecer a tradição irlandesa, saborear a famosa cerveja verde e ouvir boa música. “Normalmente nós usamos esses chapéus de palhas e essas roupas antigas porque celebramos um livro que foi escrito em 1904”, explicou o embaixador.
Durante o evento, foi lançado ainda um selo comemorativo em homenagem ao centenário do romance de James Joyce em parceria com os Correios do Brasil. O embaixador Seán Hoy e o presidente da entidade Floriano Peixoto Neto fizeram o lançamento oficial enfatizando a importância das boas relações entre o Brasil e a Irlanda. Para o diplomata, “será sempre uma forma de lembrar da amizade entre nossos países”. A arte do selo teve como ponto de inspiração as localidades onde ocorrem os episódios das obras de James Joyce, empregando o mapa da cidade de Dublin, na Irlanda, como imagem de fundo.
Floriano Peixoto Neto disse que essa homenagem passa a ser eternizada pelas mãos dos Correios. ”Nós nos sentimos muito honrados e privilegiados por participar desse momento histórico e cultural da mais alta relevância. Os correios têm orgulho de contar com sua área filatélica em âmbito mundial como uma entidade muito premiada. Os selos do Brasil são muito bonitos, artísticos e representativos”, enfatizou. O Bloomsday é uma data comemorativa da Irlanda em homenagem ao personagem Leopold Bloom, protagonista da obra Ulisses de James Joyce, que narra os acontecimentos vividos por Bloom durante 19 horas do 16 de junho de 1904. O dia começou a ser celebrado no ano de 1954 na capital irlandesa, a cidade de Dublin. No Brasil, a festividade acontece em diversas capitais desde 1988, iniciativa criada pelo poeta Haroldo de Campos.