• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
segunda-feira, 12 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Diplomacia

Belarrussos celebram aniversário de independência

3 de julho de 2020
em Diplomacia
Tempo de Leitura: 3 mins
0

Para os belarussos este dia tem o significado duplo. Tornou-se como um símbolo da Belarus jovem – do estado que tem a idade um pouco menos de três décadas. E, ao mesmo tempo, como um símbolo da história de mil anos do povo belarusso, que muitos séculos conserva e resguarda as suas terras.

Segundo o Embaixador de Belarus no Brasil, Sr. Aleksandr Tserkovsky, Belarus comemora a festa principal do estado no dia da libertação da capital de Minsk dos nazistas.

A ocupação da Belarus pela nazistas aconteceu como parte da invasão alemã da União Soviética, ocorrida em 22 de junho de 1941 (Operação Barbarossa), e terminou em agosto de 1944, com a Operação Bagration soviética.

A União Soviética contrapôs a ideologia do humanismo e do internacionalismo à ideologia deficiente e misantrópico do nazismo. Ombro a ombro mais de cem nações e nacionalidades da URSS defendeu a pátria comum.

Após sangrentas batalhas e cercos, a totalidade do território atual da Belarus havia sido ocupada pelas nazistas, ao fim de agosto de 1941.

Desde os primeiros dias da ocupação surgiu um movimento poderoso e cada vez mais bem coordenado de partisans. Escondendo-se em bosques e pântanos, os partisans infligiram graves danos às linhas de abastecimento e comunicação, danificando ferrovias, ligações telegráficas, pontes, atacando depósitos de mantimentos, combustível e transportes e fazendo emboscadas a soldados do Eixo. Para combater a atividade partisan, os nazistas tiveram de recuar forças consideráveis para trás de sua linha de frente. Em 22 de junho de 1944, a imensa ofensiva soviética denominada Operação Bagration foi lançada, reconquistando finalmente todo o território belarusso ao fim de agosto.

Na terra belarussa os invasores queimaram, destruíram e saquearam 209 de 270 cidades e centros regionais (para 80-90% foram destruídos Minsk, Gomel, Vitebsk). ). Mais de 600 aldeias, como Khatyn, foram aniquiladas juntamente com toda a sua população. No total, cerca de 3 milhões de pessoas foram mortas na Belarus durante os três anos de ocupação.

As instituições culturais e da educação foram destruídas e saqueadas pelos métodos bárbaros em base de planejamento. Depois da Segunda Guerra Mundial o povo da Belarus recuperou a economia do país.

Hoje em dia a Belarus é o estado com a economia orientada para exportações que contam com cerca de 50% do produto interno bruto. O país está entre os principais exportadores mundiais de caminhões, tratores, máquinas de construção de estradas e máquinas de serviços municipais.

Belarus tem mantido as posições de liderança entre os países da Europa no domínio da química e nas indústrias de procissão, em determinadas áreas de tecnologias de informação e comunicação. Temos pontos fortes significativos em áreas de alta tecnologia: na produção de dispositivos ópticos e laser, de sistemas de gestão automática.

Como um dos membros fundadores da ONU, Belarus apoia totalmente a política das Nações Unidas nas áreas de manutenção e segurança internacionais da paz e baseia sua política externa nos princípios da paz e da boa vizinhança.

As relações diplomáticas entre a Belarus e o Brasil foram estabelecidas em 1992. Em dois mil e um foi instituido o Consulado-Geral de Belarus no Rio de Janeiro, em dois mil e deis foi aberta a  Embaixada de Belarus no Brasil. De ano para ano, estamos ampliando a nossa cooperação em diferentes esferas, conhecemos cada vez mais as tradições, a cultura dos nossos povos, e a distância entre nós se torna mais curto. Belarus deseja continuar a aprofundar e ampliar os laços de amizade e cooperação reciprocamente vantajosas entre os dois países.

https://www.facebook.com/embaixadabelarus/videos/2617067885287874/?t=27

 

Tags: Aleksandr TserkovskyaniversárioBelarusData NacionalIndependência
Notícia Anterior

Práticas de Conduta Empresarial Responsáveis

Próxima Notícia

Édouard Philippe, primeiro-ministro francês pede demissão

Notícias Relacionadas

Diplomacia

Embaixada do Cazaquistão promove 4ª reunião anual de embaixadores e diplomatas da América do Sul

12 de maio de 2025
Diplomacia

Embaixador do Chipre visita Escola Superior de Guerra

9 de maio de 2025
Diplomacia

Senado aprova sete indicados para embaixadas do Brasil

8 de maio de 2025
Próxima Notícia

Édouard Philippe, primeiro-ministro francês pede demissão

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In