Ainda dentro das comemorações dos 200 anos de independência do Peru, o embaixador Javier Yépez Verdeguer organizou, nesta quarta-feira (30), mais um evento para celebrar a data. Sobre o prédio principal e a cúpula do Senado Federal, em tons de vermelho e branco, as imagens da bandeira peruana juntaram-se ao logotipo do Bicentenário peruano e as palavras “confiança”, “reflexão” e “imaginação”, adotadas como lema da festa.
No mesmo momento, essas projeções também iluminaram o prédio do Centro Cultural da FIESP, na Avenida Paulista, centro de São Paulo, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Teatro Amazonas e o Palácio Rio Branco, em Manaus.
“Esta celebração tem uma importância maior, no contexto das relações entre Peru e Brasil, que são muito boas. Enfrentamos muitos desafios em comum”, disse o embaixador Verdeguer. “Para nós é um motivo de grande alegria e de celebração podermos comemorar os 200 anos da Independência do Peru”, completou o diplomata.
Em nota, a embaixada afirma que após superarem a atual crise sanitária com a pandemia, Peru e Brasil esperam intensificar o trabalho conjunto em prol de seus grandes interesses comuns, “dando sempre prioridade à extensa fronteira amazônica que ambos compartilham”.
No Peru, a data vem sendo celebrada em todo o país com exposições e várias outras atividades, que podem ser vistas neste site, organizadas pelas equipes do Projeto Especial Bicentenário da Presidência do Conselho de Ministros. O objetivo, segundo os organizadores, é entender o bicentenário como uma grande oportunidade para que a população peruana reflita sobre que país quer ser.