A embaixada do Brasil na Coreia do Sul promoveu, nesta segunda-feira (5), a celebração do bicentenário de independência brasileira, em um hotel de Seul. Cerca de 300 convidados participaram da festa. Em seu discurso, a nova embaixadora Márcia Abreu ressaltou seu desejo de ampliar a cooperação bilateral. A diplomata lembrou que a história recente da Coreia é um exemplo para todo o mundo, tendo experimentado um rápido desenvolvimento e superado os efeitos negativos da Guerra da Coreia (1950-53).
Márcia Abreu disse acreditar que haverá muitas oportunidades para desenvolvimento e ampliação das relações entre os países que possuem relações diplomáticas há 63 anos. Também lembrou que o Brasil é o maior alvo de investimentos na América Latina para as empresas coreanas, sendo o segundo maior parceiro comercial da região.
Ciência e inovação tecnológica, 5G, semicondutores e campos aeroespaciais espaciais são algumas áreas que segundo Márcia Donner há um vasto campo de cooperação bilateral. A diplomata reforçou que ambos devem buscar colaboração mais estreita para lidar com questões globais como neutralidade de carbono, mudanças climáticas, reorganização da cadeia de suprimentos e segurança alimentar. Atualmente, os dois países trabalham em conjunto para marcarem o 60º aniversário da imigração das comunidades coreanas para o Brasil, a ser realizado no próximo ano.