A Embaixada de Bangladesh e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) promoveram , no dia 20 de fevereiro, evento comemorativo ao dia da Língua materna, o bengali. A data homenageia a memória dos mártires que lutaram pelo direito de se manter o idioma no país. Em Brasília, a festa foi no Instituto Serzello Corrêa do TCU, Tribunal de Contas da União, e contou com performance de dança do ventre, egípcia, jamaicana, cubana, grega, argentina; dos tambores japoneses entre outras atrações.
Foi uma verdadeira volta ao mundo por meio da música que une pessoas de diferentes línguas. A celebração aconteceu em 15 cidades, em 12 países com a participação das comunidades internacionais. Cerca de 400 pessoas prestigiaram as apresentações aqui em Brasília, onde o público presente pode saborear um pouco da culinária de bengali.
“Este dia de Bangladesh é comemorado além da fronteira política em todo o mundo. Esta é a responsabilidade de todo o povo bengali no passado, história ou todas as línguas do mundo – esta é responsabilidade de todos os bengali de estarem presentes na reunião mundial”, disse o Embaixador Zulfiqar Rahman. Segundo ele, a língua é necessária para realizar a linguagem de uma raça ou identidade étnica de uma nação, e para manter viva a língua de todos, a fim de salvar a cultura de todas as nações do mundo.
Neste último ano, esse evento também alargou o apoio da embaixada da UNESCO-Brasil e a capital do governo do Brasil. A parceria das duas organizações tornou-se agora uma forma institucional no Brasil para comemorar o Ekushey e o Dia Internacional da Língua Materna. Segundo o embaixador, a iniciativa conjunta também desempenhará um papel significativo nos próximos dias para entregar uma mensagem de áudio a 21 milhões de pessoas no Brasil e milhões de estrangeiros que vivem no país.
Representantes do governo da UNESCO e Brasília manifestaram seu compromisso de se concentrar na importância do dia internacional da língua materna em seu discurso. “Obrigado por tornarem o dia conhecido a todos organizando um evento internacional tão verdadeiro, disseram que também vão colaborar no futuro da embaixada de Bangladesh no Brasil”, discursou Zulfiqar Rahman .
O Dia Internacional da Língua Materna é comemorado em 21 de fevereiro e foi proclamado pela UNESCO em 17 de novembro de 1998. A data teve reconhecimento formal da Assembleia Geral das Nações Unidas, que estabelece 2008 como o ano internacional das Línguas. O dia Internacional da Língua Materna se originou com o Dia do Movimento da Língua, que é comemorado em Bangladesh desde 1952.
Fotos: Ana Machado