Embaixador Peter Claes recebe convidados com muito chocolate e a presença dos Smurfs
A Embaixada da Bélgica em Brasília sediou, no dia 21, a Festa do Rei – evento que é celebrado desde 15 de Novembro de 1866 com a coroação do primeiro Rei belga, Leopold I. Durante a cerimônia, o embaixador Peter Claes, discursou sobre a importância da data para o povo belga, sobre a independência, os conflitos mundiais e ainda sobre as sólidas relações com o Brasil
No evento foram servidos diferentes sabores de chocolate belga, cerveja e batatas fritas. Os convidados puderam também interagir com dois “Smurfs”, gnomos azuis criados pelo cartunista e roteirista belga Peyo, que se tornaram um símbolo do país.
A Monarquia da Bélgica é uma monarquia constitucional. O monarca hereditário, atualmente Filipe I, é o chefe de estado e é oficialmente chamado de Rei dos Belgas. “O dia 15 de novembro é um dia especial para nossa Família Real. Desde 1866, o dia é marcado por celebrações em homenagem ao Rei dos Belgas”, explicou o embaixador. Lembrou ainda que o Rei Filipe é o 7o Rei dos Belga.
Representando o governo brasileiro, o ministro Flavio Celio Goldman, Diretor do Departamento de Europa do Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty, disse que Brasil e Bélgica desfrutam de relações sólidas, compartilhando valores em comum. “Ao longo de nossa história, construímos um nível de cooperação que remonta a independência de ambos os países, ocorridas no mesmo período histórico”, discursou.
O diplomata ressaltou que, no campo comercial, a “Bélgica tem a importante porta de entrada para os produtos brasileiros na Europa”. Por fim, desejou os melhores votos de que o evento seja mais uma oportunidade para acelerar os laços culturais econômicos e diplomáticos que unem os dois países.
O evento reuniu embaixadores, representantes do corpo diplomático, empresários, membros da comunidade belga, da imprensa e amigos dos diplomatas da embaixada. Dois smurfs também estiveram presentes e tiraram muitas fotos com os convidados.