Embaixador Andrey Andreyev recebe representantes da mídia e relembra conflitos, fala do potencial econômico e da política externa do país
A Embaixada de Belarus no Brasil sediou, na noite de quinta-feira, 26, uma coletiva de imprensa que reuniu aproximadamente 20 jornalistas especializados em temas internacionais e diplomáticos. Durante o evento promovido pelo novo embaixador do país no Brasil, Andrey Andreyev, na sede diplomática, em Brasília, foi exibido o filme-dilogia sobre o genocídio do povo belarusso durante a Grande Guerra Patriótica. Depois da exibição, o diplomata salientou que a memória histórica dos horrores da guerra ajuda os belarussos “a construir claramente a sua política externa baseada na justiça e verdade”.
Andreiev recordou os horrores vividos pela Bielorrússia durante a ocupação nazista, sublinhando que esses traumas moldam a atual posição do país em relação à paz e à colaboração internacional. “A memória desses eventos históricos serve como um alerta contra ideologias de supremacia racial e fascismo que ainda ameaçam o mundo hoje”, destacou.
Em suas palavras, o embaixador fez um apelo para que a história da Bielorrússia seja considerada na cobertura da mídia internacional, fazendo referência ao papel do presidente Lukashenko e à importância da vitória sobre o fascismo, que representa um símbolo de liberdade e justiça para várias nações.
Desde sua chegada ao Brasil, em abril de 2024, o embaixador Andrei Andreyev tem se empenhado intensamente no fortalecimento das relações bilaterais entre Belarus e Brasil. Este intercâmbio diplomático é de vital importância, não apenas pelo potencial econômico, mas também pela complementaridade cultural e o compartilhamento de experiências que podem beneficiar ambas as nações.
Em sua fala, o embaixador expressou gratidão pela oportunidade de se encontrar com a imprensa e ressaltou os avanços nas relações entre Belarus e Brasil. Ele mencionou eventos como o BRICS e a próxima Cúpula no Rio, enfatizando a relevância do diálogo pacífico e a cooperação entre os países. Andreyev destacou sua impressão muito positiva sobre o Brasil. “Fiquei muito surprendido com a beleza do páis e com a atenção dos brasileiros”, afirmou
Natural da cidade de Brest, Belarus, o embaixador Andreyev possui uma sólida formação acadêmica, com graduação pelo Instituto Politécnico de Brest e pela Academia de Administração do Presidente da República de Belarus. Sua carreira diplomática é extensa, abrangendo diversas funções de destaque que o prepararam para o papel que ocupa atualmente no Brasil, também atuando como não-residente no Paraguai e Uruguai




Antes da entrevista coletiva, o embaixador Andreyev apresentou, orgulhoso, o acervo de artesanatos da sede diplomática e explicou o significado das peças na cultura de Belarus





