A entrada do país no grupo foi confirmada durante encontro dos ministros bielorrusso e russo
O Presidente da Belarus Aleksandr Lukashenko assinou, na última semana, uma carta endereçada ao Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, sobre a prontidão do seu país para se juntar ao BRICS como parceiro do grupo. O documento foi entregue pelo ministro das Relações Exteriores, Maxim Ryzhenkov, ao Embaixador Russo em Belarus Boris Gryzlov durante uma reunião pessoal.
Uma resposta oficial a um convite por escrito é um elemento obrigatório do procedimento acordado pelos Estados membros para obter o status de parceiro. É a partir desse momento que um país passa a ser considerado oficialmente um parceiro do BRICS.
Em sua mensagem, o Presidente de Belarus enfatizou que, desde a sua criação, o BRICS tem fortalecido constantemente a interação multilateral, tornando-se não apenas um símbolo, mas um dos pilares da multipolaridade.
Aleksandr Lukashenko agradeceu ao seu homólogo russo pelo apoio e observou com especial satisfação que a participação de Belarus no BRICS como parceira está sendo formalizada precisamente durante a presidência russa.
De acordo com o ministério, em 5 de novembro, o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, assinou uma carta ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, expressando a prontidão do país para ingressar no BRICS como um estado parceiro. O documento foi entregue pelo ministro das Relações Exteriores da Bielorrússia, Maxim Ryzhenkov, ao embaixador russo em Minsk, Boris Gryzlov, durante uma reunião pessoal. “A resposta oficial ao convite por escrito é uma parte essencial do procedimento acordado pelos Estados-membros para obter o status de parceiro. A partir deste momento, o país é considerado um estado parceiro oficial do BRICS”, disse o ministério, informou a TASS.
De acordo com o ministério, o status de país parceiro dá à Bielorrússia, entre outras coisas, o direito de participar de sessões especiais das cúpulas do BRICS e reuniões de ministros das Relações Exteriores do BRICS de forma permanente. Os membros efetivos também podem convidar parceiros para outros eventos de nível ministerial, particularmente sobre comércio, reuniões de representantes de segurança nacional e o Fórum Parlamentar. Os parceiros também podem acessar os documentos finais do BRICS, expandindo assim sua cobertura geográfica e fortalecendo a voz da associação nos assuntos internacionais.
Fonte: Embaixada de Belarus