Tema é debatido em reunião entre o embaixador Sergey Lukashevich e secretário do RS
O Rio Grande do Sul pode receber tecnologia de Belarus para a fabricação de tratores de pequeno porte, específicos para o uso de agricultores familiares e assentados rurais. O assunto foi discutido, nessa terça-feira (6), em reunião na sede embaixada, em Brasília. Participaram do encontro, promovido pelo embaixador Sergey Lukashevich, o secretário-executivo do Escritório de Representação do RS (EBSB),Henrique Pires, e o diretor de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec), Evaldo Junior.
Sergey Lukashevich afirmou que Belarus já exporta fertilizantes para o Brasil (400 milhões de dólares em 2023), mas que o foco agora é buscar parcerias no Rio Grande do Sul para fabricar pequenos tratores, com potência máxima de 20 a 25 hp.
O assunto ainda deve ser aprofundado, com discussões sobre possibilidades de concessão de incentivos fiscais, logística e opções de locais para instalação de uma fábrica, que tenha acesso fácil ao porto de Rio Grande e que permita a exportação para países do Mercosul e também da África. Independente das negociações junto ao Governo do Estado, Evaldo Junior sugeriu que a ideia da fabricação dos tratores seja levada por uma delegação de Belarus à próxima edição da Expodireto/Cotrijal, uma das maiores feiras de tecnologia agropecuária do mundo, que acontece de 4 a 8 de março, no município gaúcho de Não-Me-Toque.
Segundo Sergey Lukashevich a tecnologia de Belarus também é avançada na fabricação de caminhões gigantes para mineração, ônibus urbanos elétricos e mini helicópteros sem piloto, movidos por rádio controle, que podem ser utilizados para diversas funções, inclusive aplicação de defensivos agrícolas.
Participaram ainda da reunião os assessores de Relações Internacionais e de Assuntos Estratégicos do EBSB, Robson Valdez e Fábio Marçal, respectivamente, e o consultor da Sedec, José Guilherme Caixeiro.
Fonte: Texto e fotos: Fábio Paiva (Ascom/EBSB)