Liz Lôbo
Fotos: Eliane Loin
A importância das relações bilaterais entre o Brasil e Belarus e o aumento do intercâmbio comercial entre os dois países foram ressaltados pelo embaixador Aleksandr Tserkovsky, em discurso durante as comemorações do 27º aniversário da independência bielorussa. Oficialmente a data nacional é dia 03 de julho, mas foi antecipada para 27 de junho, na sede da embaixada.
Os anos de emancipação, segundo o embaixador Aleksandr Tserkovsky, são um período modesto, mas refletem “o marco mais importante na formação e amadurecimento da soberania” daquele país.
“Belarus contemporânea é um país jovem e dinâmico que busca se abrir mais para o mundo, do qual o Brasil é parte inalienável e muito acolhedora”, discursou. Tserkovsky lembrou que em 2016 o nosso país foi o primeiro do Mercosul a isentar os bielorussos vistos.
O diplomata informou ainda que, pela primeira vez na história das relações bilaterais, foi realizada a visita ao Brasil do vice-primeiro-ministro da República de Belarus, Anatóly Kalini, em novembro de 2017. E que , na semana passada, o ministro da Justiça brasileiro, Torquato Jardim, esteve naquele país onde assinou acordos de cooperação. “Este ano, também pela primeira vez, Belarus recebe a maior entrega de aviões da Embraer para uso da companhia aérea nacional”, anunciou o embaixador.
O evento contou ainda com uma bela exposição de artesanatos do país.
História -Bielorrússia, ou Belarus – oficialmente República da Belarus – é um país sem saída para o mar, localizado na Europa do Leste, que faz fronteira com a Rússia a nordeste, com a Ucrânia ao sul, com a Polônia a oeste, e com a Lituânia e Letônia a noroeste. O parlamento da república declarou a soberania da Bielorrússia em 27 de julho de 1990, e, logo após o fim da União Soviética, declarou a independência do país em 25 de agosto de 1991. No entanto, o dia da independência oficial, atualmente, é 3 de julho, comemorado assim porque nessa data, em 1944, Minsk, a capital bielorrussa, foi liberada da ocupação nazista. Brasil e Belarus estabeleceram relações diplomáticas em 1992. Em 2001, Belarus abriu Consulado Geral no Rio de Janeiro e, em 2010, embaixada em Brasília. O Brasil instalou uma sede diplomática em Minsk, em 2011.