A Embaixada do Bangladesh no Brasil sediou, no dia 26 de março, uma pequena reunião para festejar mais um ano de independência da Índia, em meio às restrições devido ao COVID-19. Em seu discurso, o embaixador Zulfiqar lembrou o centenário de Sheikh Mujibur Rahman, o Bangabandhu, libertador da nação. “Ele trabalhou silenciosamente para construir o sonho dourado dos bengaleses”, afirmou. O diplomata pediu para todos trabalharem juntos para enfrentar a atual situação de pandemia. “Isso irá economicamente lançar o mundo inteiro num enorme desafio, todos vamos precisar trabalhar muito para amenizar as perdas”, disse Zulfigar.
Segundo o embaixador a ordem de Bangladesh, a fim de continuar o progresso econômico, é continuar a trabalhar nos próximos dias para saber a melhor forma de vencer esse grande desafio mundial.
Em Bangladesh, a comemoração dos 49 anos de independência do Paquistão foi com simplicidade, pois as celebrações foram canceladas devido à pandemia de coronavírus. O governo impôs um bloqueio em todo o país e destacou militares para manter o distanciamento social e restringir todos os tipos de reuniões públicas. O presidente Abdul Hamid e o primeiro-ministro Sheikh Hasina emitiram mensagens especiais e cumprimentaram os bengaleses em casa e no exterior.
O dia começou com saudações de 31 canhões antes do amanhecer e a bandeira nacional foi hasteada em todos os níveis de distrito e upazila, com presença mínima, disse um comunicado de imprensa do Ministério de Assuntos da Guerra de Libertação. O governo cancelou todas as celebrações, incluindo a colocação de coroas no Memorial Nacional de Savar, a reunião de crianças no estádio de Bangabandhu e todos os tipos de reuniões públicas em todos os níveis.
Enquanto os jornais traziam suplementos especiais, canais estatais e privados de TV e estações de rádio exibiam programas que destacavam a importância do dia. Edifícios e instalações importantes foram iluminados e estradas principais em Dhaka e em outros lugares foram embelezadas com bandeiras nacionais e outras para marcar o dia.
História – Em 25 de março de 1971, as forças paquistanesas iniciaram uma repressão no Paquistão Oriental, que hoje é Bangladesh, para conter a dissidência e a rebelião armada.Um dia depois, o primeiro presidente e fundador do país, Sheikh Mujibur Rehman, declarou independência.Isso foi seguido por uma guerra de nove meses, resultando em Bangladesh atingindo formalmente a soberania em 16 de dezembro de 1971.