Embaixadora Sadia Faizunnesa visita primeira-dama e ambas se comprometem a tornar os dois países mais próximos
Próximo ao Dia Internacional da Mulher, a embaixadora de Bangladesh no Brasil, Sadia Faizunnesa, encontrou-se hoje (07) com a primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva. Ambas expressaram seu compromisso em trabalhar juntas pelo empoderamento feminino, habitação e combater as mudanças climáticas, fome, desnutrição e desigualdade.
Durante a reunião, a embaixadora e a primeira-dama enfatizaram a importância da cooperação bilateral e internacional para enfrentar os desafios globais e a necessidade de fortalecer a luta pelos direitos das mulheres, incluindo o acesso à educação e oportunidades econômicas. Elas também destacaram a urgência de abordar questões ambientais, dado ao crescente impacto das mudanças climáticas em países em desenvolvimento, como Bangladesh e Brasil.
A embaixadora, em nome da primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, convidou a primeira-dama e o presidente Lula para visitarem Bangladesh para testemunhar o notável desenvolvimento socioeconômico e suas experiências em relação ao empoderamento feminino, os desafios das mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, habitação, e combate à fome e desnutrição.
A primeira-dama Rosângela da Silva agradeceu a embaixadora por sua visita e concordou com a importância de fortalecer a cooperação bilateral em áreas-chave. Ela elogiou Bangladesh por seu notável empoderamento feminino e desenvolvimento socioeconômico. “Bangladesh está à frente do Brasil na questão do empoderamento de meninas e mulheres, somos o penúltimo país da América Latina no ranking de mulheres no Congresso”, disse a primeira-dama. “Eu vi como Bangladesh sofre com as mudanças climáticas e a taxa de deslocamento por causa de enchentes […] estas são áreas prioritárias para o governo”, acrescentou a primeira-dama.
“Bangladesh e Brasil têm muito em comum, incluindo a luta contra a pobreza, a desigualdade e a mudança climática. Apoiamos os esforços do presidente Lula de ajudar os mais necessitados, assim como a forma como a primeira-ministra Sheikh Hasina está fazendo em Bangladesh”, disse a embaixadora Faizunnesa. Ela também parabenizou o Governo brasileiro por tomar a iniciativa de promover a agenda de empoderamento das mulheres e por nomear o maior número de ministras. A embaixadora de Bangladesh organizou uma recepção em homenagem às ministras do governo do presidente Lula, na presença de todas as embaixadoras em Brasília.
A primeira-dama expressou seu interesse em visitar Bangladesh para aprimorar a cooperação nos campos da capacitação das mulheres, mudanças climáticas e redução da pobreza. Sadia Faizunnesa expressou sua esperança de que a visita do presidente Lula e da primeira-dama a Bangladesh seja um marco significativo na cooperação entre os dois países amigos.