O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (14) que determinará ao Ministério de Minas e Energia (MME) que altere a bandeira tarifária de energia elétrica para rebaixá-la a um valor menor a partir do mês que vem. A declaração foi feita durante discurso na Conferência Global Millenium, um evento que reúne igrejas evangélicas, realizado no Hípica Hall, em Brasília.
“Estávamos na iminência de um colapso. Não podíamos transmitir pânico à sociedade. Dói a gente autorizar o ministro Bento [Albuquerque], das Minas e Energia, a decretar a bandeira vermelha. Dói no coração, sabemos da dificuldade da energia elétrica. Vou determinar que ele volte à bandeira normal a partir do mês que vem”, disse o presidente, sem entrar em detalhes sobre qual seria a redução pretendida. O país enfrenta a maior crise hídrica em 91 anos, o que tem afetado os reservatórios das usinas hidrelétricas. Neste cenário, o custo de energia aumenta porque é preciso acionar as usinas termoelétricas, que são mais caras.
O embaixador de Israel Daniel Zohar Zonshine também estava presente e, em discurso, disse que seu país não anda sozinho. “O relacionamento entre Brasil e Israel também demonstra que nossas economias se completam, em vez de competirem, fortalecendo nossos laços e benefícios para ambos”, disse o embaixador que também afirmou esperar a retomada do turismo.
Fotos: Eliane Loin