O Banco Mundial (BM) informou nesta quarta-feira que está pronto para mobilizar recursos para o Líbano após as enormes explosões que assolaram Beirute na terça-feira, deixando mais de cem mortos e milhares de feridos.
A organização multilateral disse em comunicado que pode “usar sua experiência para uma rápida avaliação de danos e necessidades, além de desenvolver um plano de reconstrução”.Ele propôs “compartilhar lições e experiências em todo o mundo sobre processos de recuperação e reconstrução de desastres”, além de “participar ativamente de uma plataforma com os parceiros do Líbano para mobilizar apoio financeiro público e privado”.
O Banco Mundial, que havia concordado em abril com um empréstimo de US$ 120 milhões ao Líbano em apoio ao setor de saúde, disse estar disposto a “reprogramar” esses recursos e “explorar financiamento suplementar”. O Líbano está passando por uma grave crise econômica, marcada por uma depreciação de sua moeda, hiperinflação, demissões em massa e restrições drásticas no setor bancário.