Kiev realizou espetáculos em comemoração tripla
| Oda Paula Fernandes
O embaixador da Ucraniano no Brasil, Rostylav Tronenko, abriu as portas da embaixada para receber o Balé da Òpera Nacional da Ucrânia, o Kiev Ballet. Os bailarinos fazem apresentações nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Brasília.
Na capital, além do Centro de Convenções Ulisses Guimarães, realizou, no dia 31 de agosto, um workshop e um espetáculo no Taguaparque, em Taguatinga, no Distrito Federal.
Os espetáculos coincidiram com os 150 anos da companhia, fundada em 1867. O espetáculo é uma homenagem ao grande compositor Tchaikovsky, com encenações de “Lago dos Cisnes” (1876) e “A Bela Adormecida” (1888).
“Essa apresentação maravilhosa é o melhor que a Ucrânia tem. É simbólico que essa turnê coincidiu também com celebrações como o 26º aniversário de independência da Ucrânia, e do dia da comunidade ucraniana brasileira, que se comemora no dia 24 de agosto e faz parte do calendário do Brasil”, disse o diplomata.
O balé – Consagrada como uma das maiores companhias de dança do mundo Kiev Ballet já foi premiado com o maior prêmio da Academia Francesa de Dança, a Estrela de Ouro. Nessa turnê, além do Brasil, a companhia passa pelo Canadá, China, Holanda, Japão e México.