O governador da região cazaque de Karaganda, Zhenis Kasymbek ,recebeu, nesta quinta-feira (21), o dirigente do maior estado brasileiro, a Bahia, governador Rui Costa, que chegou ao Cazaquistão com uma delegação oficial, que incluía ministros regionais de desenvolvimento econômico e infraestrutura.
Como parte do evento, foi realizada a cerimônia oficial de assinatura do Memorando para o fortalecimento dos laços de amizade e cooperação entre a região de Karaganda e o estado da Bahia. Este documento foi previamente aprovado online.
O governador Zhenis Kasymbek, observando a importância histórica deste evento para a cooperação entre o Cazaquistão e o Brasil, expressou esperança de que a interação regional se torne a base para uma maior aproximação dos dois países, especialmente em termos de cooperação comercial, econômica e de investimentos. Durante o encontro, foram apresentados projetos prioritários da região e foi anunciado o convite do lado brasileiro para participar deles.
Por sua vez, o governador da Bahia, Rui Costa, expressou confiança de que as relações de geminação impulsionarão não só as relações comerciais e econômicas, mas também as culturais e humanitárias.
De acordo com o chefe da região brasileira, o Estado da Bahia está pronto para uma cooperação em larga escala na região de Karaganda no contexto das partes com grande potencial para sua implantação.
Durante a visita, a delegação brasileira também visitou diversas empresas importantes da região e conheceu o trabalho da Zona Econômica Especial de Saryarka. As partes concordaram em ampliar os contatos comerciais em setores como o complexo agroindustrial, mineração e indústrias alimentícias, bem como participar de projetos de investimento das duas regiões.
A Bahia é o maior estado brasileiro, ocupando posição de destaque na economia do país, levando-se em consideração sua posição geográfica, as reservas disponíveis de minerais e petróleo, bem como o alto potencial do complexo agroindustrial, em especial a região. um importante produtor e exportador de grãos de cacau e soja. A Bahia ocupa o 4º lugar no Brasil em população (15,3 milhões de pessoas), atrás apenas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.