Embaixador Rashad Novruz reuniu profissionais de imprensa e destacou a importância da divulgação das atividades diplomáticas.
Jornalistas de Brasília foram homenageados pelo embaixador do Azerbaijão no Brasil, Rashad Novruz, nesta segunda-feira (17), durante jantar em um restaurante no Setor de Clubes, em Brasília. Novruz agradeceu aos sete profissionais da imprensa pelo espaço na divulgação das atividades diplomáticas, culturais e eventos promovidos pela embaixada.
Os homenageados foram: Edgar Lisboa, Repórter Brasília. Fabiana Ceyhan, O Mundo Diplomático e Brasília in Foco: Liz Elaine Lobo, Embassy News; Marcelo Chaves, Jornal de Brasília; Milton Atanazio, Foco na Política, Portal R10 e Brazilian News; MurilomFagundes, SBT; Silvana Scórsin, Radar Digital Brasília.
Em entrevista à coluna Repórter Brasília, O embaixador disse que 90% da exportação para o Brasil, são fertilizantes. Já 92% da importação do Brasil para o Azerbaijão gira em torno de proteína, carne e açúcar.
Perguntado sobre as taxações de produtos importados e exportados, entre países, terá alguma influência nas relações comerciais, respondeu que, “na verdade não”. O diplomata afirmou que as cotações tarifárias do Azerbaijão, com os Estados Unidos, não são tão altas para que eles possam deixar de realizar uma transação econômica,
Relação com o Rio Grande do Sul
Novruz afirmou que, atualmente, o Azerbaijão não tem relação comercial com o Rio Grande do Sul. “Gostaríamos de abrir uma nova página com o Rio Grande do Sul e com alguns outros Estados brasileiros também, principalmente, na área do agronegócio. Entre os produtos que interessam ao Azerbaijão estão a carne, açúcar e trigo. Outros pontos de interesse são a área educacional e cultural.
Interesse em carne, açúcar e trigo
O embaixador pretende fazer uma viagem oficial ao Rio Grande do Sul, ainda este ano, para se encontrar com o governador Eduardo Leite e lideranças da área empresarial. Ele quer ir ao Estado para entender o que o Rio Grande do Sul teria para oferecer.
Problema das enchentes
Novruz afirmou que quer ir à Bento Gonçalves e passar alguns dias, na serra gaúcha. Disse que acompanhou o problema grave das enchentes e que seu país, através de seu presidente, foi um dos primeiros países a se solidarizar com o povo gaúcho.
Questão da juventude
O diplomata destacou também a importância para o Azerbaijão, da diplomacia cultural e a questão da juventude. São temas que interessam pois na visão de Rashad Novruz, através da juventude, é possível entender, compreender a sociedade tanto deles quanto a nossa. Acentuou que quanto se investe em educação, se investe também na juventude. Investir na educação é investir no futuro” e isso para eles é uma prioridade.
Fonte: Portal Repórter Brasília