Por Laman Ismayilova
Na reunião, Polukhov informou Ribeiro sobre a esfera educacional do Azerbaijão. Ele observou que, juntamente com escolas e universidades financiadas pelo Estado, o Azerbaijão também tem muitas instituições de ensino privadas. O embaixador ressaltou que centenas de estudantes estrangeiros atualmente estudam em universidades do Azerbaijão e isso é uma indicação do alto nível de educação no país. Ele disse que o Azerbaijão fornece bolsas de estudo para cidadãos dos Estados-membros para várias organizações internacionais.
Foi notado na reunião que há também uma escola municipal com o nome do Azerbaijão no Rio de Janeiro. Além disso, cursos sobre o modelo azeri de multiculturalismo são realizados em diversas universidades brasileiras. Os dois países tomam medidas para alcançar uma cooperação bem-sucedida entre suas instituições educacionais, de pesquisa e think tanks.
O ministro da Educação do Brasil, Milton Ribeiro, manifestou sua disposição para expandir a parceria de seu país com o Azerbaijão. Ele destacou que a educação tem enfrentado muitas dificuldades desde o início da pandemia coronavírus. Ribeiro ressaltou a importância da troca de experiências nesse campo. Os lados enfatizaram a necessidade de assinar acordos bilaterais para ampliar a cooperação no âmbito da educação.